Algumas coisas na vida funcionam exatamente como plantar, regar e colher. Investir e cuidar das finanças, por exemplo, seguem essa mesma receita: exigem paciência, constância e, claro, planejamento. E quando juntamos isso com educação financeira, os resultados podem ser ainda melhores!
Aqui você vai encontrar todas as informações de fundos de investimento para seu perfil de investidor. Então prepare-se para sair deste post pronto para começar a investir! Vem descobrir:
O que são e como funcionam os fundos de investimento.
Quais são os principais tipos e seus níveis de risco.
Quais as vantagens, as taxas e como escolher o fundo ideal para seu perfil.
Como os fundos se conectam com a educação financeira.
Vamos imaginar uma horta comunitária: com os fundos de investimento, em vez de cuidar sozinho do seu próprio canteiro, você se junta a outras pessoas para formar um espaço coletivo, tendo alguém responsável por cuidar do plantio, decidir o que faz mais sentido plantar naquele momento (se cenoura, batata ou milho, por exemplo), regar na hora certa e proteger do sol forte. No fim, todos colhem os resultados conquistados juntos!
Ou seja, nessa dinâmica, você aplica seu dinheiro junto com o de outras pessoas, unindo recursos. Esse montante é gerenciado por profissionais especializados, que tomam as decisões de onde investir — seja em títulos públicos, ações, câmbio, imóveis e por aí vai.
Ao entrar em um fundo, você adquire cotas. O valor dessas cotas varia de acordo com o desempenho dos investimentos que compõem o fundo. Se os ativos vão bem, suas cotas valorizam; se não, o valor pode cair. Mas a boa notícia é: você não precisa se preocupar com o melhor momento para comprar ou vender ativos o tempo todo. Quem cuida da estratégia é o gestor do fundo, com base na política de investimentos definida previamente.
Diversificação: seu dinheiro é aplicado em vários ativos.
Gestão profissional: especialistas tomam conta dos investimentos com base em análises e estratégias.
Acesso a mercados maiores: com valores acessíveis, você participa de investimentos que exigiriam mais capital se aplicasse por conta própria.
Praticidade: acompanhar o mercado todos os dias não precisa mais ser uma preocupação. Um gestor faz isso por você para buscar as melhores oportunidades.
Os fundos cobram:
Taxa de administração: serve para remunerar a gestão do fundo.
Taxa de performance: pode ou não ser cobrada, dependendo da política do fundo. Quando existe, só é aplicada se o rendimento superar o índice de referência (como o CDI).
Assim como existem diferentes tipos de sementes na hora de plantar, você também pode escolher os fundos de investimento que mais se adequam às suas necessidades:
Fundos de Renda Fixa Investem em títulos públicos ou privados. São mais estáveis e indicados para quem busca segurança.
Fundos Multimercado Misturam várias estratégias: renda fixa, ações, câmbio, entre outros. Têm potencial de retorno maior e um pouco mais de risco.
Fundos de Ações Focados na bolsa de valores. Indicados para quem quer retorno no longo prazo e lida bem com variações no caminho.
Fundos Cambiais e Imobiliários Ideais para quem busca proteção cambial ou deseja diversificar sua carteira com ativos ligados ao mercado de imóveis.
É importante entender o seu perfil antes de escolher um fundo de investimento e isso começa com três perguntas:
Quanto risco eu estou disposta(o) a correr?
Qual o meu objetivo com esse investimento? (aposentadoria, viagem, reserva?)
Por quanto tempo posso deixar esse dinheiro aplicado?
Elas definirão se você é:
Conservador: prefere segurança e estabilidade.
Moderado: aceita certo risco em busca de melhores retornos.
Arrojado: está disposto a arriscar mais por rentabilidades maiores.
Os fundos de investimento te ensinam, na prática, a lidar com:
Planejamento de médio e longo prazo.
Entendimento do seu perfil de investidor.
Tomada de decisão baseada em objetivos e não em impulsos.
Compreensão de que o crescimento financeiro leva tempo, mas pode ser constante.
Aprender sobre fundos é dar um passo a mais na sua autonomia financeira. E educação financeira é justamente isso: conhecer, entender e fazer escolhas mais conscientes com o seu dinheiro.
Procure a sua cooperativa, fale com seu gerente e conheça todos os fundos de investimento do Sicoob!
Lembre-se que cada passo, por menor que pareça, já é uma semente sendo plantada. E pode ter certeza: o Sicoob está do seu lado nessa jornada, ajudando a preparar o terreno e oferecendo as ferramentas que você precisa para cuidar das suas conquistas com mais tranquilidade.
Se você curtiu esse texto e quer continuar recebendo dicas sobre finanças, crédito, consórcio, educação, independência financeira, segurança digital, cooperativismo financeiro e mais, inscreva-se para receber atualizações e acompanhe nossas redes sociais- Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn, YouTube, X/Twitter e Threads.