ESG: O que significa este conceito que está em alta no mercado?

A agenda ESG tem se tornado cada vez mais importante para investidores, consumidores e demais stakeholders. Ela garante que organizações assegurem a perenidade de seu negócio no longo prazo, pois estão mais preparadas para lidar com os atuais e futuros desafios do planeta. Mas como isso funciona na prática? É o que você vai descobrir com esse texto.

ESG é uma sigla em inglês que significa “Environmental, Social and Governance”, ou em bom português, “Ambiental, Social e Governança”, se referindo a um conjunto de fatores que são usados para avaliar o desempenho de instituições em aspectos relacionados ao meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa.

O termo surgiu em 2004, em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, a partir de uma provocação do secretário-geral da ONU a 50 CEOs de grandes instituições financeiras, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.

Por que tanta importância?

A agenda ESG está se tornando cada vez mais importantes, principalmente para investidores, consumidores e demais stakeholders, que estão cada vez mais conscientes dos impactos das empresas no meio ambiente, na sociedade e na economia.

As organizações que se destacam na agenda ESG são aquelas que adotam práticas ambientalmente corretas, que respeitam os direitos dos trabalhadores e da comunidade e que possuem uma governança corporativa sólida. A sigla ESG colabora para que essas organizações assegurem a perenidade de seu negócio no longo prazo, pois estão mais preparadas para lidar com os atuais e futuros desafios do planeta.

E quais os benefícios das práticas ESG para uma organização?

Além do melhor preparo para o futuro, como citado anteriormente, existe uma série de benefícios para as organizações que adotam práticas ESG, incluindo:

  • Redução de custos: As instituições que adotam práticas sustentáveis podem reduzir seus custos de energia, água e resíduos, ocasionando em uma economia de recursos gastos nesses assuntos.
  • Aumento da produtividade: Organizações que adotam práticas sustentáveis tendem a melhorar sua produtividade ao desenvolverem novos produtos e serviços alinhados às expectativas dos seus stakeholders, como investidores e clientes, por iniciativas de baixo carbono ou de cunho social, por exemplo.
  • Melhora da imagem corporativa: Adotar práticas ESG costuma gerar uma imagem corporativa mais positiva, o que pode atrair novos clientes e investidores.
  • Redução do risco: Instituições que adotam práticas ESG estão menos sujeitas a riscos ambientais, sociais e de governança. Isso pode levar a uma redução do custo do seguro e a uma melhoria da reputação da empresa.

Como saber se uma empresa adota práticas ESG?

Se você está procurando investir ou se aproximar de uma empresa que seja sustentável, responsável e com uma boa governança, você deve conhecer e considerar os fatores ESG ao tomar sua decisão. Alguns exemplos de práticas ESG são:

  • Adoção de energia renovável;
  • Redução da pegada de carbono;
  • Respeito aos direitos dos trabalhadores;
  • Investimento em comunidades locais;
  • Governança corporativa transparente e responsável.

ESG, o Sicoob e o Cooperativismo Financeiro

A prática de valorizar as pessoas e não o capital é o que mais predomina no cooperativismo e isso está totalmente ligado às premissas da agenda ESG.

Como parte dos nossos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), construímos em Brasília a UFV Sicoob, nossa usina fotovoltaica com 283 painéis solares de última geração. Ela utiliza a luz solar para gerar eletricidade, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa (GEE), mitigando a emissão de GEE em aproximadamente 70 toneladas.

A UFV Sicoob é só uma das ações da nossa agenda ESG, que também conta com outros projetos que estimulam a adoção de práticas sustentáveis. Como o Prêmio Produtor Rural Sustentável, que é uma forma de reconhecer produtores rurais comprometidos com a sustentabilidade, não apenas ligadas a parte ambiental, mas também social e de governança, dando visibilidade e disseminando para outros cooperados que é possível fazer um agro sustentável, respeitando o meio ambiente.

Além disso, o Sicoob tem também a missão de te ajudar a cuidar do seu dinheiro, de maneira mais justa, promovendo inclusão, acessibilidade e educação financeira. Promover melhores condições de vida e renda aos seus cooperados impacta na promoção do desenvolvimento local das comunidades nas quais as cooperativas estão inseridas.

Quem deseja mais economia, e ainda fazer parte de um movimento focado nas melhores práticas ESG, abrir uma conta em uma cooperativa do Sicoob é uma boa opção a se considerar.

Pelo App Sicoob você abre sua conta de forma rápida e segura, além de ter acesso a soluções financeiras práticas, modernas e bem mais econômicas do que as que você vê por aí.

Curtiu essas dicas e explicações? Para aprender mais sobre sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa, acesse os outros textos deste blog e nos acompanhe pelo Instagram, Twitter, LinkedIn e Facebook.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email