Principais diferenças entre bancos e cooperativas financeiras

Quais as diferenças entre uma cooperativa financeira e um banco? Descubra como funciona uma cooperativa financeira e quais os benefícios de se tornar um cooperado!

Tempo de leitura: 9min 53seg

 

Quando falamos em investir dinheiro ou abrir uma conta corrente, o primeiro lugar que nos vem em mente é um banco. Mas sabia que você pode ter acesso a diversos serviços financeiros e ainda ajudar no desenvolvimento da sua comunidade?Nas cooperativas financeiras, como o Sicoob, você consegue ter acesso a cartão de crédito, financiamento, Pix, consórcio e até plano de previdência.

Mas, se os serviços são os mesmos, então qual a diferença entre um banco e uma cooperativa financeira?

Os bancos são instituições controladas por acionistas e visam o lucro. Já as cooperativas financeiras são constituídas pelos próprios cooperados para atender seus interesses em comum. 

Ou seja: ao se associar a uma cooperativa, você tem participação econômica na instituição, se tornando, além de cliente, dono do negócio.

Mas as diferenças não param por aí. Neste artigo, detalharemos todas elas e ainda explicaremos o que é o cooperativismo financeiro e como funciona. Confira!

O que é uma cooperativa financeira?

Uma cooperativa financeira ou cooperativa de crédito é uma associação formada por pessoas para prestar serviços financeiros aos seus associados.

A instituição nasceu de uma lógica simples: captar recursos e realizar empréstimos. Assim, as pessoas adquiriam crédito para poder realizar suas compras. 

Ao longo dos anos, essa dinâmica evoluiu e se tornou muito mais completa. Hoje é possível encontrar praticamente todas as soluções financeiras em uma cooperativa. E isso somado à vantagem de ter juros e taxas mais baixas do que é praticado no mercado tradicional.

Ainda que sejam bem comuns em pequenas comunidades, inclusive o Sicoob é a única instituição financeira em 326 municípios do Brasil, as cooperativas também estão presentes em grandes centros urbanos.Hoje, as cooperativas financeiras evoluíram muito. Elas são bem mais modernas e acessíveis tanto no campo, quanto nas grandes cidades. 

O que diferencia uma cooperativa de um banco tradicional, no entanto, é que os seus cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários dessa instituição.

Assista: Tudo o que você precisa saber sobre bancos e cooperativas! 

Isso significa que toda a gestão e tomadas de decisão são realizadas em conjunto. Além disso, o destino de parte da sobra anual, como as cooperativas denominam o montante financeiro que não é utilizado no ano, é decidido  coletivamente em assembleia, visando o benefício de todos os associados.

De acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro, em 2020, o Brasil tinha 827 cooperativas financeiras. Além disso, o estudo revelou que esse é o ramo que mais tem cooperados no país (10.786.317 pessoas) e um dos que gera mais empregos (71.740). 

A disponibilidade dos serviços bancários de uma cooperativa acontece não só presencial, mas também no digital. As cooperativas têm investido cada vez mais em canais online e aplicativos para facilitar comunicações e transações.

Um bom exemplo disso é o aplicativo para mobile banking do Sicoob, reconhecido por lançar (antes de qualquer banco) diversas funcionalidades inéditas no Sistema Financeiro Nacional, como o acesso por digital, a integração com aplicativos de mapas e o acesso por smartwatches (relógios digitais).

Como funciona o cooperativismo financeiro?

As cooperativas financeiras são autorizadas e supervisionadas pelo Banco Central, assim como os bancos comerciais.

Dessa forma, elas também possuem um fundo único, chamado FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito). Esse fundo garante os depósitos e os créditos mantidos nas cooperativas singulares de crédito e nos bancos cooperativos em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas instituições. 

Atualmente, o valor limite dessa proteção é de R$250 mil, o mesmo dos bancos comerciais. Dessa forma, os associados estão muito mais seguros ao fazerem seus investimentos.

Mas como uma cooperativa funciona de fato e porque ela pode ser melhor que um banco? 

A cooperativa de crédito utiliza seu capital e patrimônio como garantia para captar recursos no mercado, seja em bancos públicos e privados. Para isso, elas podem realizar convênios, cobranças de títulos e realizar operações no mercado financeiro, por exemplo.

Tudo que é arrecadado é repassado para os cooperados com juros mais baixos e prazos de liquidação mais interessantes do que os praticados pelos bancos tradicionais. O principal objetivo do cooperativismo financeiro é oferecer soluções adequadas às necessidades dos cooperados e não o lucro. 

É um círculo virtuoso que o cooperativismo financeiro proporciona aos associados. A organização oferece produtos e serviços a preços justos, incluindo a devolução das sobras aos cooperados.

Com isso, os cooperados assumem uma posição de protagonistas na regulação do mercado financeiro e conseguem promover mais a inclusão e educação financeira.

O resultado é um impulsionamento do desenvolvimento socioeconômico local e regional que leva novamente a oferta de mais e melhores soluções financeiras.

3 diferenças entre bancos e cooperativas financeiras

Já explicamos o que os bancos e cooperativas financeiras têm em comum. Agora, é o momento de entender melhor as diferenças entre essas instituições.

1. Modelo de gestão

Os bancos são sociedades de capital e as decisões são tomadas por quem tem mais ações. O seu objetivo principal é o lucro e você é apenas um cliente da instituição.

Já as cooperativas financeiras são uma sociedade de pessoas nas quais os associados têm direitos de voto equivalentes. Isso significa que eles também são donos da instituição e podem tomar as decisões de acordo com o que for melhor para o coletivo. 

Nas cooperativas, o objetivo é administrar os recursos dos cooperados de forma vantajosa para todos.

2. Taxas e preços

Os bancos definem os preços e taxas dos seus serviços visando o lucro e o valor repassado ao cliente é maior.

Já as cooperativas, por não objetivarem o lucro, conseguem cobrar taxas menores dos seus associados pelos mesmos serviços e produtos financeiros oferecidos pelos bancos. 

Segundo levantamento realizado pelo MyNews com base nos dados do Banco Central. Os cooperados gastam 50% a menos em taxas de crédito pessoal e as taxas de juros no cartão de crédito podem chegar até a 55% a menos. 

3. Atuação nas comunidades

Não é prioridade para os bancos fazer investimentos nas comunidades locais em que atuam. 

No caso das cooperativas, investir nas regiões em que estão instaladas faz parte dos seus princípios. Por isso, elas assumem um papel significativo no desenvolvimento social, promovendo educação, formação e informação.

Leia também: o que é o cooperativismo e seus princípios!

Então, é comum ver as cooperativas por trás de iniciativas como palestras, workshops, cursos técnicos que contribuem para o progresso não só dos seus cooperados e parceiros, mas da comunidade ao seu redor.

Cooperativas financeiras, por exemplo, incentivam o acesso facilitado ao crédito, refletindo na melhor distribuição de renda e favorecendo a movimentação econômica de forma geral. 

Como se associar a uma cooperativa financeira?

Até 2003, as cooperativas financeiras eram apenas para um grupo de profissionais, como advogados, médicos e produtores rurais.

Contudo, após uma mudança na Resolução 3.106/2003, o Banco Central permitiu que as cooperativas financeiras fossem de livre admissão.

Dessa forma, a cooperativa financeira pode admitir associados de qualquer ramo ou profissão, ampliando para mais pessoas o acesso a todas as vantagens que essas instituições oferecem. Inclusive, permitindo o crescimento de muitos profissionais e pequenos empresários no Brasil, que podem ter acesso a financiamentos mais vantajosos para investirem nos seus sonhos.

Para se tornar um cooperado, basta ir até uma unidade da rede ou acessar o App Sicoob para criar uma conta. 

Veja tudo que você precisa saber sobre ser um cooperado Sicoob!
 

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email