Esclarecendo as principais dúvidas sobre o cooperativismo

Qual o objetivo do cooperativismo? O que faz uma cooperativa? O que é o Sicoob? Respondemos as principais dúvidas sobre cooperativismo financeiro! 

Tempo de leitura: 6min 14seg

O cooperativismo possui um significado muito simples: a união de pessoas em prol de um bem comum.

Esse sentimento contagia diversos ramos, inclusive o financeiro. Em uma cooperativa financeira, você não é cliente, mas dono dessa instituição, o que lhe permite participar das tomadas de decisões e dos resultados financeiros.

O Sicoob tem exatamente essa missão: ajudar você a cuidar do seu dinheiro de maneira mais justa.

Como funciona o Sicoob?

O Sicoob é um sistema de cooperativas financeiras que oferecem um serviço de qualidade aos seus cooperados.

Para você entender melhor, é preciso explicar como as cooperativas, de maneira geral, são constituídas.

De acordo com o Banco Central, uma cooperativa financeira pode se situar em um de 3 graus:

  • Cooperativa singular (ou de 1º grau): tem objetivo de prestar serviços diretos ao cooperado. É constituída por um mínimo de vinte cooperados.

  • Central (ou cooperativa de 2º grau): seu objetivo é organizar, em maior escala, os serviços das filiadas (cooperativas singulares), facilitando a utilização recíproca dos serviços. É constituída por, no mínimo, três cooperativas singulares.

  • Confederação (ou cooperativa de 3º grau): possui personalidade jurídica própria e reúne no mínimo três centrais, com o objetivo de defender seus interesses, promover a padronização, supervisão e integração operacional, financeira, normativa e tecnológica.

Na prática essa divisão não interfere nos princípios básicos do cooperativismo. Ou seja, você continua tendo voz, envolvendo-se na tomada de decisões e participando dos resultados independentemente do grau da cooperativa!

É comum, no entanto, que algumas operações financeiras sejam realizadas apenas na cooperativa onde você abriu uma conta.

No Sicoob, por exemplo, cada unidade da rede tem um CNPJ, estatuto e liderança própria. Tal singularidade é que permite ao cooperado ter acesso a soluções personalizadas e que beneficiam a sua comunidade.

Como se tornar um cooperado da rede Sicoob?

Você pode abrir uma conta em qualquer cooperativa da rede Sicoob utilizando o aplicativo. É muito simples:

  • Baixe o App Sicoob no seu celular

  • Acesse o aplicativo e clique em “Abrir Conta”

  • Escolha o tipo de conta: PF ou PJ (MEI)

  • Informe seus dados pessoais

  • Escolha a cooperativa que você preferir

  • Valide o seu cadastro de acordo com as instruções do app

  • Escolha o pacote de serviços que mais combine com suas necessidades

  • Ative sua conta

Também existe a opção de se tornar um cooperado presencialmente. Basta se dirigir até uma cooperativa da rede.

Ao abrir a sua conta, você adquire uma cota-parte ou cota-capital, que representa a sua parte na cooperativa. Para isso, você precisa depositar um valor, que é diferente em cada agência. Você pode consultá-lo no App Sicoob.

Dependendo da cooperativa, o valor da cota fica rendendo em sua conta capital e, enquanto você for cooperado, você pode adquirir quantas cotas-partes quiser.

A lógica é muito simples: quanto maior a sua movimentação financeira, maior a sua participação nos resultados da cooperativa.

Abri uma conta no Sicoob, e agora?

Após abrir a sua conta em uma cooperativa do Sicoob, você tem acesso a infinitas possibilidades.

Precisa fazer o seguro do carro? No Sicoob há essa opção e outros seguros, como de vida e residencial!

Vai viajar para o exterior e quer economizar? Quem usa o Sicoobcard (cartão de crédito dos cooperados do Sicoob) não paga a mais se a cotação subir após a compra, pois a conversão de moedas é feita no dia anterior.

Conta corrente, cartão de crédito, empréstimos, investimentos, transferências e outras soluções financeiras estão à sua disposição.

É por tantas opções estarem disponíveis que muitas pessoas costumam achar que não há diferenças entre bancos e cooperativas financeiras. Mas isso não é verdade!

A começar que no Sicoob você é mais que cliente, é dono e faz parte de qualquer tomada de decisão da instituição.

As taxas da cooperativa são, em média, 20% menores que as dos bancos tradicionais. Ou seja, você paga mais barato nos pacotes financeiros e em outras soluções, como linhas de crédito.

Por fim, grande parte do que é investido na cooperativa volta para a comunidade. Em Rio Pardo (RO), por exemplo, a energia elétrica chegou na região com a contribuição dos cooperados Sicoob!

Até mesmo esclarecer suas dúvidas financeiras fica mais fácil se você é cooperado a uma cooperativa do Sicoob. Você pode se juntar ao Se Liga Finanças Online, uma jornada 100% gratuita de conhecimento que auxilia a população a ter uma visão mais saudável sobre o dinheiro.

Hoje, o Sicoob atende mais 2.070 municípios e tem mais de 6 milhões de cooperados que ajudam o desenvolvimento sustentável da sua região.

Ainda tem dúvidas sobre cooperativismo financeiro? Então, acesse o nosso blog e saiba mais sobre o assunto!

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email