2025, ano das cooperativas: o papel do Sicoob na justiça financeira e transformação social

Você sabia que 2025 foi escolhido como o Ano Internacional das Cooperativas pela ONU, a Organização das Nações Unidas? Isso significa que esse movimento social e econômico, que coloca as pessoas e o desenvolvimento coletivo como protagonistas da transformação, está no centro das discussões em todo o Globo.

Esse é o segundo ano adotado como o “Ano do Cooperativismo” pela ONU, a primeira vez que o tema se tornou pauta nas discussões sobre desenvolvimento humano e sustentabilidade foi em 2012, 13 anos atrás. Ao longo da década, o cooperativismo cresceu e ganhou espaço como um modelo de economia sustentável que fomenta a inclusão social e o direito à cidadania.

No Brasil, o Sicoob é um importante representante do cooperativismo financeiro, que reune mais de 9 milhões de cooperados. Essa trajetória destaca a importância desse modelo para o desenvolvimento sustentável e a inclusão financeira. Se você ainda não conhece o tema e seus impactos, este conteúdo pode ajudá-lo a entender melhor o assunto.

 

O que é o cooperativismo?

O cooperativismo é um sistema socioeconômico baseado na união de pessoas com interesses em comum para buscarem soluções coletivas. Nesse cenário, existem as cooperativas, que são organizações econômicas que utilizam uma gestão democrática em que os cooperados são donos do negócio juntos.

Para abranger todas as áreas, o cooperativismo atua em oito ramos dos setores da economia. São eles: financeiro (crédito); agropecuário; consumo; infraestrutura; trabalho, produção de bens e serviços; transporte, saúde e seguros.

Os princípios do cooperativismo

Os princípios que tornam o cooperativismo democrático e sustentável são:

  • Adesão voluntária e livre
  • Gestão democrática
  • Participação econômica ativa dos cooperados
  • Autonomia e independência entre as cooperativas
  • Investimento em formação e educação
  • Intercooperação entre as cooperativas
  • Interesse em gerar impacto positivo para as comunidades ao redor.

O cooperativismo é um modelo de negócios tão poderoso e transformador que o mundo está cada vez mais voltado para ele. Prova disso é, justamente, o reconhecimento do ano de 2025 como o ano internacional das cooperativas.

 

O ano do cooperativismo

Com o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”, o Ano Internacional das Cooperativas surge como uma forma de conscientizar o mundo sobre a urgência de pensarmos o futuro de forma coletiva.

O cooperativismo está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que são metas globais a serem adotadas pelos governos e instituições, buscando mais dignidade para as pessoas e possibilitando um futuro democrático e livre da pobreza, fome e guerra.

Nesse sentido, as cooperativas são as protagonistas da transformação. Além de viabilizarem os projetos com aporte financeiro, elas constroem uma economia solidária e circular, feita de pessoa para pessoa, aplicando um valor que retorna para a sociedade de forma positiva, para além dos cooperados, contemplando todos no caminho. 

 

O cooperativismo e o Sicoob

Somos uma das maiores cooperativas financeiras do Brasil. Nossa atuação é diversificada e estamos presentes em todos os estados do país. No segmento financeiro, oferecemos produtos e serviços como cartões, empréstimos, consórcios, seguros, cartões de benefícios e crédito que contribuem para o desenvolvimento coletivo de diversas atividades econômicas.

Além disso, apoiamos iniciativas que fortalecem comunidades e geram impacto social positivo, com projetos voltados ao desenvolvimento humano e à sustentabilidade. Essas iniciativas abrangem educação financeira, inclusão digital e social, incentivo para a implementação de práticas sustentáveis nas empresas, indústrias, comunidades e no agronegócio. Tudo feito por meio do investimento das cooperativas e cooperados, que constroem pontes e acesso à mudança. Saiba mais no site do Instituto Sicoob.

O resultado desse trabalho feito a várias mãos é uma instituição consolidada, confiável e estabelecida. Com isso, somos capazes de oferecer produtos e serviços com melhores taxas e condições do mercado. E apoiar projetos que mudam a vida das pessoas para melhor.

 

Por que aderir ao cooperativismo financeiro

O cooperativismo só existe porque pessoas interessadas em transformar o mundo buscam levar impacto social positivo para as comunidades que os cercam. Aderindo ao cooperativismo financeiro, você se torna protagonista na construção de um futuro melhor, impulsionando o desenvolvimento pessoal e coletivo fazendo parte da criação de oportunidades de negócios que transformam a realidade das pessoas.

E aí, já pensou em ser um cooperado do Sicoob?

 

Se você curtiu este texto, continue acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais – Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn, YouTube, X e Threads – para mais dicas sobre saúde financeira, investimentos, educação e independência financeira, além de segurança digital e cooperativismo financeiro.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email