null Sicoob UniCentro Norte Brasileiro apoia programa da Apae que insere jovens no mercado de trabalho e é destaque na TV Anhanguera

27/10/2025 15:22

Em Anápolis, Sicoob UniCentro Norte Brasileiro já contratou alunos do projeto Mundo do Trabalho.

O Sicoob UniCentro Norte Brasileiro é uma das instituições parceiras da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) no Programa Mundo do Trabalho, em Anápolis (GO). Por meio da profissionalização, alunos do projeto social são inseridos no mercado para a primeira experiência de emprego. Cinco agências da cooperativa na cidade estão no programa, que conta com mais de 160 pessoas.

Emilly Sousa Braga é uma das alunas do projeto. Ela tem 22 anos, síndrome de down e terminou o ensino médio no ano passado. Agora, foi contratada pelo Sicoob UniCentro Norte Brasileiro para o primeiro emprego como auxiliar administrativo. “Meu trabalho é acompanhar e ajudar as pessoas. É uma nova etapa e uma nova conquista”, contou a jovem.  

A participação da cooperativa no projeto com a Apae reforça o compromisso do Sicoob UniCentro Norte Brasileiro com a comunidade, além da preocupação com a educação, formação e informação, pilares dos princípios do cooperativismo. Além do acolhimento e inclusão dos jovens, a iniciativa busca destacar o sentimento de responsabilidade social e construção de uma sociedade mais justa ao transformar a vida das pessoas.

Ilana Constantino, gerente-geral do Sicoob UniCentro Norte Brasileiro, ressaltou como é importante o processo de aprendizagem da jovem e contou como foi a recepção dela. “Todos nós temos as nossas limitações e não é todo dia que estamos bem. Então é entender as limitações dela e ensinar. A equipe abraçou a Emilly e a recebeu muito bem”, disse.

A cooperativa é parceira da Apae Anápolis em diversos projetos importantes para os alunos da instituição, como a iniciativa de inclusão digital, além de realizar a doação de equipamentos. Essas ações ratificam que o cooperativismo vai muito além das soluções financeiras — ele se manifesta em gestos de solidariedade e desenvolvimento humano.

O reconhecimento desse trabalho foi destaque em matéria do Jornal Anhanguera, da emissora de televisão afiliada à TV Globo, ampliando ainda mais a visibilidade e o impacto positivo da iniciativa na comunidade.