CONTATOS ASSESSORIA DE IMPRENSA - CENTRAL SICOOB UNI

 

Pedro Paulo Couto

E-mail: pedrop.couto@sicoob.com.br

 

* Obs.: Os contatos acima são para uso exclusivo de veículos de comunicação (jornais, portais online, revistas, canais de TV etc) que queiram entrar em contato com a Central Sicoob Uni. Para outras solicitações, entre em contato por meio de um dos nossos canais de atendimento.

 

 

Assessoria de Imprensa Nacional do Sicoob

A Assessoria de Imprensa Nacional do Sicoob conta com um canal exclusivo para atendimento a jornalistas de todo o Brasil. Dúvidas, solicitações de pauta e entrevistas podem ser encaminhadas para os e-mails abaixo:

E-mail: jornalismo@sicoob.com.br

E-mail: sicoob.imprensa@approach.com.br

Telefone institucional:  (61) 98161-3130

* Obs.: Os contatos acima são destinados exclusivamente à imprensa (jornais, portais, revistas, emissoras de TV, etc.). Para demais assuntos, utilize nossos canais oficiais de atendimento ao público.

Releases

null Especialista do Sicoob dá orientações de como se proteger de furtos e golpes financeiros durante o Carnaval

Instituição financeira cooperativa destaca, também, seu produto para seguro de transações

Quem vai curtir o Carnaval, seja na rua, em locais fechados ou até na praia, precisa se atentar para não se tornar vítima de furtos, golpes e fraudes muito comuns nesta época do ano, principalmente os relacionados a cartões e aplicativos financeiros. De acordo com Dárcio Pereira Dias, gerente de Prevenção à Fraudes do Sicoob, esse período é bastante propício aos golpistas, já que as pessoas costumam reduzir a atenção durante os dias de folia.

“Além dos furtos e roubos de celulares, hoje existem diversas táticas usadas por criminosos para ludibriar as vítimas, conseguindo, assim, obter vantagens financeiras a partir de golpes que muitas vezes são simples de serem combatidos”, explica.

Dárcio ressalta, também, a importância de se precaver não só no Carnaval, mas durante todo o ano. Por isso, separou algumas orientações sobre procedimentos e ações que podem ser tomados para evitar aborrecimentos.

1 – Cartões de crédito/débito
Golpistas podem se aproveitar da pressa do cliente na hora da compra para coletar os dados do cartão, observar a digitação das senhas e devolver um plástico falso. Ou seja, ele consegue ali mesmo as informações que precisa para comprar posteriormente com o cartão original.
"É importante sempre verificar se o cartão devolvido é realmente o seu, por meio do nome impresso. Além de ficar atento na devolução, confira se houve alguma cobrança pelo app da sua instituição financeira”, comenta o gerente.

2 – Golpe da maquininha
Uma dica importante é sempre desconfiar de maquininhas que estejam com o visor danificado ou, também, se o vendedor não lhe apresentar o valor na tela. “Sempre peça para verificar, ainda mais se o seu cartão for contactless. Nunca o aproxime da maquininha se não tiver certeza do valor cobrado”, destaca.

No caso de cartões que pagam por aproximação, outra orientação é protegê-los deixando o limite baixo.

3 – Furto/Roubo de celulares
Pode parecer comum, mas é essencial ressaltar a importância da atenção a furtos em meio a multidões. “Lembre-se de garantir que, mesmo que peguem o seu celular, não consigam acessar sua conta. Você pode se proteger ativando configurações de segurança, como o duplo fator de autenticação, bloqueio de aplicativos por biometria e senhas, entre outros”. 

Além disso, garanta a segurança do seu celular com o bloqueio de tela inicial, biometria facial/digital e ative o bloqueio automático de tela. Em caso de furto/roubo, avise o Sicoob imediatamente ou ligue 0800 724 4420 e peça para desabilitar o acesso à sua conta.

4 – Segurança para o ano todo
Um alerta para o ano inteiro: é importante se atentar ao recebimento de e-mail, SMS e ligação por telefone. Não compartilhe seus dados. Em caso de dúvidas, entre em contato com sua instituição financeira.

5 – Dica bônus: Seguro Transações do Sicoob 
O Sicoob disponibiliza aos seus cooperados o Seguro Transações, que protege as movimentações financeiras digitais (Pix, TED e DOC) e operações que envolvam boletos bancários, vouchers e duplicatas. O produto ampara, também, se a pessoa realizar saque ou compras sob coação, além de proporcionar a cobertura Bolsa Protegida (roubo ou furto da bolsa e seus pertences).

Oportuno não apenas para o Carnaval, mas em ocasiões do ano inteiro, atua com três planos de contratação, todos eles a partir de R$ 5 mensais. A contratação pode ser realizada pelo App Sicoob e está restrita a pessoas físicas cooperadas, correntistas titulares de contas junto ao Sicoob.