Sicoob ressalta investimento em tecnologia como chave para ampliar escala do setor em evento online com BC - Sicoob Norte Sul
Sicoob ressalta investimento em tecnologia como chave para ampliar escala do setor em evento online com BC
Durante participação no webinar “Uma Revolução no seu Bolso”, presidente do Sicoob, Marco Aurélio Almada, ressaltou a importância da inovação para atrair mais cooperados
Sempre buscando a excelência no atendimento e na oferta de produtos e serviços aos seus cooperados, o Sicoob tem se destacado por suas soluções inovadoras no mercado financeiro. E isto, de acordo com o diretor-presidente da instituição, Marco Aurélio Almada, é fruto de uma atuação firme com o apoio da tecnologia.
“Ao analisarmos a combinação entre a multiplicação de canais e de produtos, resolvemos enriquecer o modelo de negócios das cooperativas em três vertentes. Estamos aplicando o máximo de tecnologia e ciências de dados no modelo tradicional que temos, entramos no universo da otimização das finanças pessoais, e adentramos em outro universo, o da indústria financeira que se insere no contexto de ecossistema e que reivindica ser o orquestrador daquele ecossistema”, disse o executivo.
Além de Almada, o evento contou com a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do presidente do conselho do Credit Suisse, Ilan Goldfajn. O debate foi organizado pelo Sicoob junto ao canal MyNews e teve como mediadora a jornalista Mara Luquet.
De acordo com Campos Neto, a indústria financeira foi bastante impactada com a maior capacidade de se produzir e guardar dados, o que fez com que ela passasse a ter características de indústria de dados. Reflexo disso é o Open Banking, que deve democratizar e baratear o acesso a vários produtos e serviços financeiros. “Muitos pensam que a tecnologia leva a mudança de comportamento, mas a mudança de comportamento está levando essa inovação tecnológica em finanças”, afirmou.
Falando sobre o futuro do mercado financeiro, Almada citou a chamada “Era pós-canal”. Nesta análise, a oferta de crédito e investimentos, produtos essencialmente bancários, deverá ter mais sucesso em canais de origem comercial do que em canais bancários. “Nosso papel é estudar como a combinação desses fatores pode nos ajudar a mudar a forma como produtos financeiros chegam às pessoas, de forma que fique mais fácil e que elas possam tomar as decisões mais acertadas, gerando otimização e benefício para quem usa”, concluiu o executivo.