Sicoob Credipontal participa do 16º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito em Goiânia

14/09/2026 11:54

Entre os dias 26 e 28 de agosto, o Sicoob Credipontal marcou presença no 16º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), realizado em Goiânia (GO), por meio de seu presidente do Conselho de Administração, Silmon Vilela. Na ocasião, com o apoio da Ocemg/Sescoop, Silmon também representou a Cecremge no evento.

O evento reuniu participantes presencialmente e virtualmente, entre lideranças e profissionais de todo o país, para discutir tendências, desafios e oportunidades para o futuro do cooperativismo financeiro. A programação também marcou os 40 anos da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), entidade responsável pela organização do congresso.

Com o tema “Cooperativismo Financeiro: no campo e na cidade, juntos na construção de um futuro sustentável”, o Concred contou com mais de 60 palestras e painéis, abordando temas, como inteligência artificial, Open Finance, finanças sustentáveis, governança, agronegócio e liderança.

Ao longo dos três dias de programação, foram discutidas as principais tendências de consumo e os diferenciais das cooperativas no mercado financeiro, especialmente a proximidade e o relacionamento com os cooperados. Também estiveram em pauta os princípios e valores do cooperativismo, o cenário econômico, as oportunidades e perspectivas para o agronegócio e a importância do equilíbrio entre emoção e razão nos processos de tomada de decisão.

Outro destaque foram os talks dedicados às forças que devem moldar o cooperativismo até 2030 e à importância da intercooperação para o desenvolvimento de novas lideranças. As discussões reforçaram que a união, a colaboração e a atuação conjunta são fundamentais para fortalecer o cooperativismo e construir um futuro mais sustentável para o setor.

A participação no Concred reforça o compromisso do Sicoob Credipontal em acompanhar as transformações do cooperativismo financeiro, ampliar conhecimentos e buscar novas perspectivas que contribuam para o desenvolvimento da instituição, dos cooperados e das comunidades onde atua.