
Competição de robótica promovida em Abaeté reuniu estudantes de cinco cidades em uma experiência de tecnologia, inovação, empreendedorismo e cooperação

A Escola Estadual Dr. Edgardo da Cunha Pereira, em Abaeté, recebeu no último dia 16 de maio a 2ª edição da Robocopa Sicoob Credinacional, evento que reuniu mais de 300 pessoas e consolidou a iniciativa como uma das principais ações de incentivo à educação tecnológica e ao protagonismo juvenil na região Central Mineira. A competição contou com a participação de estudantes das redes municipal e estadual de Abaeté, Biquinhas, Cedro do Abaeté, Quartel Geral e Paineiras. Ao todo, 11 equipes participaram do torneio de robótica, envolvendo alunos do ensino fundamental e médio em desafios que uniram tecnologia, inovação, empreendedorismo, gestão e cooperativismo.
Durante mais de um mês, os estudantes se dedicaram à construção e programação dos próprios robôs, acompanhados por mentorias online do Instituto Amigos Droids, parceiro do Sicoob Credinacional no projeto. A iniciativa integra o programa FX4, criado para democratizar o acesso à robótica e aproximar jovens de diferentes realidades do universo tecnológico. Mais do que uma competição, a Robocopa proporcionou uma vivência prática voltada ao desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro profissional e pessoal dos participantes.


Para Edna Xavier, consultora de cooperativismo, o maior resultado do projeto está na transformação gerada nos jovens.“O que mais impressiona não são apenas os robôs, mas o brilho nos olhos desses estudantes e tudo o que está sendo construído para o futuro deles. O projeto mostra que eles são capazes de criar, inovar e liderar. Além da tecnologia, eles aprendem sobre administração, educação financeira, empreendedorismo e trabalho sob pressão. Isso contribui para formação de jovens mais preparados para os desafios do futuro”, destaca Edna.
O impacto educacional da iniciativa também foi ressaltado pelo secretário municipal de Meio Ambiente de Abaeté, Marlon Oliveira, que acompanhou o evento. Segundo ele, ações como a Robocopa promovem o desenvolvimento de competências fundamentais para a formação cidadã.“O que acontece aqui vai muito além da competição. Esses jovens estão desenvolvendo organização, resiliência, capacidade de trabalhar em equipe e de encontrar soluções diante dos desafios. Isso é transformador e gera reflexos positivos na vida deles e na sociedade”, afirma Oliveira.


O formato do torneio foi pensado para estimular cooperação entre as equipes e fortalecer habilidades cada vez mais valorizadas no mercado e na sociedade.“A Robocopa é uma competição de robótica colaborativa e empreendedorismo. As equipes precisam atuar em parceria com pessoas que conhecem apenas no momento da disputa. Isso ensina colaboração, planejamento e mostra aos jovens que, independentemente de onde estejam, é possível alcançar grandes objetivos quando existe preparo e propósito”, explica Sérgio Lana, presidente do Instituto Amigos Droids.
Já o diretor do Instituto Amigos Droids, Daniel Filho, reforça a importância da parceria construída com o Sicoob Credinacional ao longo dos anos. “A robótica desenvolve protagonismo, responsabilidade, trabalho em equipe e cooperação. Essa parceria dá certo porque acreditamos no crescimento conjunto e na transformação social por meio da educação e da tecnologia”, ressalta.

A Robocopa Sicoob Credinacional reforça o compromisso da cooperativa com os princípios cooperativistas, como “ O interesse pela comunidade” e “Educação, formação e informação”, contribuindo para o desenvolvimento regional."Esse projeto nasceu da parceria entre o Sicoob Credinacional e o Instituto Amigos Droids com o propósito de levar aos estudantes da rede pública o primeiro contato com a robótica e mostrar como a tecnologia pode transformar vidas. Ficamos muito felizes em ver 11 equipes participando nesta edição, inclusive jovens da área rural, reforçando que a tecnologia deve estar acessível a todos. Nosso agradecimento especial a cada estudante que acreditou e participou dessa iniciativa.”, conclui Artur Andrade, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credinacional.
Ao final da competição, as equipes foram premiadas em diferentes categorias, reconhecendo desempenho técnico, inovação, gestão, relevância e espírito colaborativo.

Confira os vencedores da 2ª Robocopa Sicoob Credinacional:
- 1º lugar Excelência: Cyber Rex
- 2º lugar Excelência: Uaidroids
- 1º lugar Engenharia: Iron Heart
- 2º lugar Engenharia: Alpha Bots
- 1º lugar Automação: CyberTech
- 2º lugar Automação: Robostorm
- 1º lugar Gestão: Sentrax
- 2º lugar Gestão: Roborise
- 1º lugar Relevância: Universo
- 2º lugar Relevância: Mentes Mecânicas
- Prêmio Patrocinador: Iron Heart
- Aliança Vencedora: Cyber Rex e Iron Heart
- Aliança Finalista: Mentes Mecânicas e Universo