Espaço do Cooperado

 

Inaugurado em fevereiro de 2020, o Espaço do Cooperado veio para estreitar ainda mais o relacionamento com o cooperado, através do desenvolvimento de práticas regulares e continuadas voltadas para a educação, a inovação e a tecnologia, afim de trabalhar o desenvolvimento dos cooperados e das comunidades. Logo se iniciou a quarentena, o espaço ficou indisponível para a realização das ações e projetos. 

Recentemente, com os devidos cuidados e recomendações da Secretaria Municipal de Saúde, o Espaço do Cooperado retoma as atividades com agendamento prévio e capacidade máxima de 13 pessoas. Os cooperados podem desfrutar de toda estrutura sem custo, podendo realizar reunião de negócios, um grupo de estudos ou simplesmente um bate papo com os amigos.

Na última semana, a Agente Local de Inovação, Graziele Lopes, fez o uso do Espaço para realizar uma consultoria do ALI, que é um Programa do Sebrae que atua no acompanhamento gratuito de empresas de pequeno porte, buscando promover a melhoria da produtividade dos negócios, a partir de ações de inovação, em produtos e serviços, práticas sustentáveis e digitalização. A implementação do Programa Ali na comunidade de Luz é uma parceria entre o Sicoob Crediluz e o Sebrae Minas.

 

Plataforma de cursos on-line

Educando digital

 

Visando dar apoio e educação as crianças e jovens das comunidades, em 2011 o Sicoob Crediluz iniciou algumas ações pontuais  de educação. As ações foram evoluindo e se transformaram em um Programa que recebeu o nome de “Educando”, sendo fundamentado em ações de educação cooperativista, financeira e empreendedora para crianças, adolescentes e jovens nos ensinos fundamental e médio, das escolas municipais dos municípios de Luz e Estrela do Indaiá.

Em 2020 com a situação da pandemia o programa “Educando” enfrentou o maior de seus desafios, pois a paralização das escolas e impossibilidade de ações presenciais deixou o programa imobilizado. Todo o planejamento realizado foi estruturado para uma aplicação em sala de aula.  Além do cancelamento de palestras, cursos e oficinas que seriam realizados pela cooperativa para os participantes do Programa.

Buscando remodelar, juntamente as Secretarias de Educação dos municípios, nos atentamos aos modelos de ensino mais modernos e com uma proposta de abrangência cada vez maior, no que diz respeito a quantidade de pessoas impactadas. Desenvolvemos a plataforma de cursos on-line que foi nomeada de “Educando Digital”, onde alunos e professores tem acesso a uma maior quantidade de conteúdo independentemente de onde estejam, contribuindo diretamente para o conhecimento de todos.

Inicialmente a capacitação dos professores se deu através do módulo de educação cooperativista, que foi concluído com o Concurso de Redação “Cooperativismo nos tempos pós pandemia”, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Luz e Estrela do Indaiá, onde as melhores redações foram premiadas.

“Diante deste momento, temos buscado inovações para que possamos dar continuidade nas ações da cooperativa. Vindo de encontro ao 5º princípio cooperativista, educação, formação e informação, nossa plataforma “Educando Digital” será um grande sucesso”, destacou o Presidente do Conselho de Administração, Washington Paulinelli.

Todos os professores que realizaram o curso se registraram na plataforma e esse número tende a aumentar cada dia mais. Com a participação futura dos jovens, de todos os associados e comunidade em geral, temos altas expectativas para a evolução do plataforma.

Entrega de respirador

O Sicoob Crediluz buscando cumprir com o 7º princípio do cooperativismo que é o interesse pela comunidade, doou para o Hospital Municipal Dr Enio Luis de Estrela do Indaiá um aparelho respirador.

Estiveram Presentes os membros do conselho de adminstração do Sicoob Crediluz Washington Paulinelli e Pedro Eustáquio e o Prefeito Municipal Wesley Daniel Ribeiro Araújo para a realização da entrega que aconteceu na última quinta-feira dia 30.

Programa GQC

Indo de encontro a um dos princípios cooperativistas que é o interesse pela comunidade, o Sicoob Crediluz promoveu em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Luz através do Senar Minas,  o programa GQC - Gestão com Qualidade em Campo.

Participaram 10 propriedade rurais do município de Luz. O programa que teve início em dezembro de 2019 e conclusão hoje, 20 de março de 2020, visa aperfeiçoar a gestão e a qualidade dos processos nas fazendas para atender às exigências do mercado.

A gestão do negócio rural é um dos principais fatores para que o produtor tenha sucesso em sua atividade no campo. Um bom planejamento pode fazer a diferença. E o produtor tem buscado investir em capacitações que apliquem técnicas e inovações focando a qualidade. O Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC), Senar Minas, tem suprido essa demanda do homem do campo.