Nossa História
 

Conhecendo de perto a Cooperativa de Crédito Rural de Bom Despacho (Credibom), um grupo de produtores rurais pensou em fundar também uma cooperativa em Luz, procurando despertar as lideranças rurais e unir produtores para apoiar a ideia.

Realizou-se então uma reunião preliminar para discutir a viabilidade do projeto, composta por Otaviano Izidorio de Carvalho, Luiz Antônio Garcia de Carvalho e Idelmar José de Oliveira; todos estes diretores da Cooperativa de Produção Agropecuária de Luz (Copagro).

Depois de vários encontros, estudos e análises decidiram levar adiante o projeto e procuraram o presidente da Credibom, Sr. Jacques Gontijo Álvares, que deu o apoio necessário para a realização deste sonho.

 

26/08/1988 - Criação da Cooperativa de Crédito Rural de Luz - CREDILUZ.        


13/02/1989 - A CREDILUZ iniciou suas atividades com o apoio da Copagro, que cedeu suas instalações.


02/01/1998 - O Sicoob Crediluz inaugura em Estrela do Indaiá/MG, seu PAC (Posto de Atendimento Cooperativo), hoje chamado de PA.
 

Principais acontecimentos
 

Com o fechamento do Banco Nacional de Crédito Cooperativo (BNCC) decretado pelo Presidente Fernando Collor, a cooperativa teve que parar temporariamente suas atividades pouco tempo depois de sua abertura, uma vez que não era possível fazer compensação de cheques. Mesmo com portas fechadas, o SICOOB CREDILUZ contou com a solidariedade de seus associados, que compreenderam o motivo. Em conjunto com outras cooperativas e sob orientação da Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais (Crediminas), buscaram soluções para atender os associados e solucionar a paralização; onde firmaram um convênio com o Banco do Brasil para compensar os cheques e realizar outros serviços interbancários. Desde 1998, as cooperativas de crédito tiveram grande avanço, principalmente com a criação do Banco Cooperativo do Brasil (BANCOOB). Ele tem grande credibilidade perante os órgãos governamentais, repassando recursos financeiros com taxas menores, fazendo um bom trabalho para lançar novos produtos e facilitando a vida dos associados.

Em 26/08/2008 os 20 primeiros associados são homenageados numa noite de muita festa em comemoração aos 20 anos do Sicoob Crediluz. Veja na Galeria de Fotos.

Em novembro de 2010 o Sicoob Crediluz inicia a construção de sua nova sede que hoje faz uma grande diferença. Veja a evolução na Galeria de Fotos.

Em 07/01/2014  o Sicoob Crediluz inaugura sua nova sede, com mais espaço, bonita, organizada, permitindo ao associado conversar com o colaborador com mais privacidade.

Em 2016 o Sicoob Crediluz adquiriu um imóvel próprio em Estrela do Indaiá, enfatizando o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento de Estrela do Indaiá. Com inauguração prevista para 2017 a agência promete assegurar ao cooperado mais comodidade e privacidade no tratamento de suas demandas, com uma agência moderna e ampla para o melhor atendimento.


Situação Atual
 

O SICOOB CREDILUZ atua em Luz e região desde 1989. Ele vem desempenhando seu papel financeiro e social junto a seus associados e suas comunidades, baseando-se nos princípios de ajuda mútua, solidariedade, democracia e participação; fazendo cumprir sua missão de “Promover soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio de cooperação”.

Hoje o SICOOB CREDILUZ possui sua sede própria em Luz/MG, agência em Estrela do Indaiá/MG, Sabará/MG e Nova Lima/MG. Temos uma equipe de funcionários treinados e empenhados, uma diretoria dedicada, um conselho de administração e fiscal compromissados com o desenvolvimento econômico e social e uma cooperativa central competente que caminha lado a lado com os ideais da instituição e aspirações dos associados.