Atento às crescentes ameaças digitais e à preocupação com a segurança dos cooperados, o Sicoob Credicom, maior cooperativa financeira da área da saúde do Brasil, passa a contar com um importante reforço de proteção no aplicativo Sicoob: o Modo Guardião, uma funcionalidade inovadora implementada no SuperApp Sicoob que adiciona uma camada extra de segurança nas transações financeiras realizadas fora de redes consideradas confiáveis.
A nova tecnologia permite que o cooperado cadastre redes Wi-Fi seguras, como as de casa ou do trabalho, nas quais poderá realizar operações normalmente. Caso o aplicativo seja acessado fora desses ambientes, o sistema ativa automaticamente o Modo Guardião, que limita transações a valores pré-definidos pelo usuário e exige um segundo fator de autenticação, como a biometria facial, para liberar operações de maior valor.
“O Modo Guardião foi desenvolvido para proteger nossos cooperados diante de um cenário de aumento nos casos de roubo e furto de celulares em todo o Brasil. Em situações como essa, o acesso indevido a aplicativos financeiros pode trazer prejuízos significativos. Essa nova camada de segurança atua justamente para evitar que criminosos tenham acesso completo às contas em caso de perda ou furto do aparelho”, afirma Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob.
Dados recentes da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo revelam que, apenas no primeiro bimestre de 2025, um celular foi roubado ou furtado a cada três minutos na capital paulista. A crescente estatística reforça a importância de medidas robustas de cibersegurança, como a adotada agora pelo sistema Sicoob, do qual o Sicoob Credicom faz parte.
Além do bloqueio de transações fora das redes previamente cadastradas, o Modo Guardião também responde a práticas comuns que colocam o usuário em risco, como o armazenamento de senhas em aplicativos de mensagens ou notas do próprio aparelho. Ao exigir uma verificação biométrica adicional para operações sensíveis, a funcionalidade reduz drasticamente o risco de acessos indevidos.
O recurso já está disponível para ativação no SuperApp Sicoob, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas Apple Store e Google Play. Com essa novidade, o Sicoob Credicom reafirma seu compromisso em aliar inovação tecnológica à segurança digital, protegendo os recursos e a tranquilidade de seus mais de 122 mil cooperados.
Fonte imagem: Freepik