Qual é a importância da educação financeira? - Sicoob Credicapital

Logomarca Sicoob Credicapital

Qual é a importância da educação financeira?

Como estão os seus hábitos financeiros e cuidados com o dinheiro? A educação financeira, conceito que orienta as pessoas a organizarem e administrarem o próprio dinheiro, é um fator primordial para a estabilidade de pessoas e empresas. Além disso, contribui para a redução do endividamento, desigualdade econômica e outros problemas relacionados.

O que é educação financeira?

Podemos definir a educação financeira como um processo que facilita a compreensão em relação ao dinheiro e produtos financeiros, unindo informações e orientações valiosas para que indivíduos consigam utilizar melhor seu dinheiro.

Por meio de planejamento, cálculos e decisões assertivas, a educação financeira permite que pessoas utilizem o dinheiro a seu favor, realizando escolhas benéficas a curto, médio e longo prazo.

Aprendendo a gerenciar melhor o dinheiro e controlando receitas e despesas, é possível aproveitar os conceitos da educação financeira para alcançar seus objetivos e garantir uma vida mais tranquila.

Brasileiros e a educação financeira

No Brasil, a  grande parte da população enfrenta uma situação de instabilidade nas finanças. A educação financeira ocupa um lugar de extrema importância para o desenvolvimento econômico do país.

Afinal, seja por falta de organização, planejamento ou até mesmo conhecimento, muitos brasileiros acumulam dívidas e mais dívidas ao longo dos anos.

Segundo dados da empresa de inteligência analítica Boa Vista, a quantidade de brasileiros que se consideram muito endividados tem crescido em ritmo acelerado e preocupante. De acordo com a pesquisa feita no segundo semestre de 2022, 4 em cada 10 brasileiros acumulam dívidas consideradas altas e que impactam negativamente as finanças.

Já a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que, em 2022, a cada 100 famílias brasileiras, 78 estavam endividadas, o patamar mais elevado da série histórica da Peic, iniciada em 2010.

E qual o perfil dos endividados brasileiros? Ainda segundo a pesquisa da CNC, a maioria das pessoas endividadas são mulheres, com idade inferior a 35 anos, ensino médio incompleto e moradoras das regiões Sul ou Sudeste.

Levando em consideração esse quadro das finanças dos brasileiros, a educação financeira se torna ainda mais fundamental para ensinar as pessoas a administrarem de forma correta seu dinheiro e, dessa maneira, se livrarem de dívidas e conquistarem seus objetivos pessoais.

Principais tipos de educação financeira

 

Educação financeira pessoal

Na educação financeira pessoal o foco é ensinar as pessoas a se tornarem capazes de controlar seus gastos de forma consciente, organizando adequadamente seus orçamentos pessoais e evitando dívidas e gastos desnecessários.

Educação financeira familiar

Semelhante a pessoal, a educação financeira familiar também tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre finanças e organização do dinheiro entre toda a família, incentivando os filhos e cônjuges a saber a importância de gastar com consciência e poupar desde cedo.

Educação financeira empresarial

Assim como para uma família, o planejamento das finanças é fundamental para o sucesso das empresas, desde pequenos a grandes negócios. Nesse caso, a educação financeira ajuda gestores a compreenderem mais profundamente as finanças da empresa, facilitando a tomada de decisões e evitando o endividamento.

Faça parte do Sicoob Credicapital e seja um cooperado(a)!

O Sicoob Credicapital é uma instituição financeira cooperativa com mais de 56 mil cooperados e que está presente em três estados: Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A cooperativa é uma das 343 singulares do Sistema Sicoob, que possui 7 milhões de cooperados e mais de 4 mil pontos de atendimento distribuídos em todos os estados brasileiros. Além disso, é a única instituição financeira em 386 municípios do país.

Ainda, quem se associa não é apenas um cliente: é um cooperado e, como dono do empreendimento, participa democraticamente das decisões e dos resultados financeiros, resultados esses que são reinvestidos no desenvolvimento regional, em um círculo virtuoso de prosperidade socioeconômica.

Os cooperados também podem contar com taxas de empréstimos mais competitivas, tarifas de serviços menores, melhor remuneração nos investimentos e mais segurança, pois possui dois fundos garantidores. O Sicoob oferece produtos e serviços financeiros para pessoas físicas e jurídicas e, também, para produtores rurais. Outra vantagem é o atendimento personalizado: o gerente vai até você!

Seja um cooperado do Sicoob Credicapital e faça parte de uma das maiores instituições financeiras cooperativas do Brasil. Clique aqui para acessar nosso site e conhecer mais sobre nossos produtos e serviços. Estamos esperando você!

Logo Sicoob Credicapital

Digite o que você procura