Seguindo o sétimo princípio do cooperativismo, criamos uma Unidade Social, vinculada ao Instituto Sicoob, que promove ações educativas e projetos sociais nas localidades onde estamos inseridos.

O Fundo para Assistência Técnica, Educacional e Social (FATES) recebe 5% dos resultados positivos do Sicoob Cred Executivo. Estes recursos contribuem para financiar parte das nossas ações sociais.

 

O Coopersementes é Empreendedorismo, Cooperativismo e Educação Financeira

 

O Coopersementes é um projeto que tem por objetivo disseminar a Cultura da Educação Empreendedora, Cooperativa e Financeira, a fim de complementar a formação dos alunos da Educação Básica, proporcionando aos educadores e instituições envolvidas o acesso a conteúdos, metodologias e experiências que inspirem ações voltadas para a promoção de mudanças positivas na vida das pessoas e da sociedade.

 

 

 

O Eixo Cooperativismo e Empreendedorismo desenvolve Programas e Projetos que visam a difusão da cultura e valores cooperativistas, disseminando os princípios de democracia, solidariedade e autonomia, desenvolvendo o espirito empreendedor e de cooperação entre os diversos públicos envolvidos.

Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas ideias por meio da congruência entre conhecimento e criatividade. Por entender que empreender de forma cooperativa é a melhor estratégia para promoção do desenvolvimento econômico local, o Instituto Sicoob definiu o Cooperativismo e Empreendedorismo como um dos seus eixos de atuação.

Uma sociedade bem-sucedida contribui para negócios bem-sucedidos e é este ciclo que o Instituto Sicoob quer impulsionar.

 

CONCURSO CULTURAL:

 

Com a finalidade de abordar o tema Cooperativismo junto aos alunos do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental I de escolas públicas e privadas, o Concurso Cultural Cooperativista fortalece a cultura da cooperação ao promover o debate em salas de aula e incentivar a produção de desenhos e redações sobre o tema.

Os trabalhos são avaliados por uma comissão julgadora e as três melhores produções de cada categoria são premiadas nas etapas: local, regional e nacional.

 

 

 

Quando falamos em problemas de aspecto financeiro, o assunto perturba o bem-estar do indivíduo e acaba interferindo em todas as áreas de sua vida. Em tempos de crise, o assunto ganha maiores proporções e merece atenção.

Entender o valor do dinheiro é um desafio e este aprendizado deve começar desde cedo na educação das crianças. Equilibrar os gastos entre as necessidades básicas, os objetivos e os sonhos é um ajuste que implica em mudanças de comportamento, hábitos e costumes. A Educação Financeira favorece um planejamento direcionado para ajudar a organizar as contas de uma pessoa, de uma família ou de uma atividade produtiva.

Na vanguarda desta necessidade, o Instituto Sicoob tem como um de seus pilares a Educação Financeira. Sensibiliza e empodera os próprios colaboradores pelo Programa Voluntário Transformador, para difundir este conhecimento nas comunidades onde as cooperativas atuam. Os voluntários do Instituto Sicoob são capacitados a orientar e repassar conceitos para contribuir no planejamento financeiro, disseminar conceitos e práticas saudáveis em relação ao dinheiro, bem como fortalecer ações para a autodisciplina e o controle do orçamento.

Uma sociedade bem-sucedida contribui para negócios bem-sucedidos e é este ciclo que o Instituto Sicoob quer impulsionar.

 

CLÍNICAS FINANCEIRAS

 

 

O Programa Clínicas Financeiras nasceu com o intuito de oferecer gratuitamente para população atendimentos individuais de finanças pessoais por voluntários capacitados pelo Instituto Sicoob em educação financeira.

Deste modo, o Instituto Sicoob busca juntar pelo diálogo e numa situação de “olho no olho” educadores financeiros voluntários e aqueles que buscam transformar sua relação com o dinheiro.

O programa Clínicas Financeiras acontece em eventos abertos e gratuitos e conta com educadores financeiros voluntários, qualificados e experientes que prestam atendimentos individualizados para a população tirar dúvidas sobre organização do orçamento, como lidar com as dívidas e evitá-las, investimento e outros assuntos ligados à educação financeira.

Estas ações têm como diretrizes a ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira). O sucesso das duas primeiras edições em 2017 e 2018 levou o Instituto Sicoob a incentivar a disseminação desta iniciativa junto as cooperativas parceiras do Sicoob.

 

 

PALESTRAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

 

As palestras de Educação Financeira tem por objetivo orientar e educar financeiramente os cooperados do Sicoob Cred Executivo e a comunidade em geral.

 

 

Diante da missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades, o Instituto Sicoob objetiva estimular o crescimento econômico, descentralizar conhecimento e cultura, bem como conservar os recursos naturais para as gerações futuras. Para isso é necessário que haja uma harmonização entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça social, a qualidade de vida e o uso racional de recursos naturais.

O Eixo Desenvolvimento Sustentável atua com programas e projetos que estimulam e fomentam o desenvolvimento de uma sociedade sustentável por meio da educação, formação, cooperação, e participação ativa de diversos atores sociais, além de reconhecer iniciativas que contribuem para construção de soluções coletivas que promovam o bem comum e o desenvolvimento sustentável.

 

VOLUNTÁRIO TRANSFORMADOR

 

O banco de voluntariado do Instituto Sicoob é formado por colaboradores e diretores do Sistema Sicoob. Com a missão de difundir a cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades, a instituição possui a base de todo o seu trabalho na cooperação e atividades voluntárias.

O Instituto Sicoob acredita que a prática do voluntariado ajuda a desenvolver competências, como respeito as diferenças e liderança solidária, além de proporcionar a oportunidade de fazer parte de algo maior, que trará benefícios a comunidade, gerando satisfação pessoal e de pertencimento ao sistema Sicoob.

O Programa Voluntário Transformador foi desenvolvido com o intuído de fazer a gestão do voluntariado no Instituto Sicoob. As ações são coordenadas em um ciclo formado pelas seguintes etapas: sensibilização, formação, adesão, engajamento e reconhecimento. Os colaboradores e dirigentes das Cooperativas Sicoob têm a oportunidade de participarem ativamente como voluntários da instituição, contribuindo com os programas e projetos da organização, seu desenvolvimento pessoal e consequentemente com a construção de um mundo melhor. Para mais informações, acesse: Manual do Voluntário Transformador.


EVENTOS SOCIAIS

Sicoob Cred Executivo promove ações gratuitas de Educação Financeira

25/09/2020

 

 

Incentivar a Educação Financeira para cuidar das finanças é um dos objetivos das cooperativas do sistema Sicoob. Em virtude desse propósito, o Sicoob Cred Executivo teve a iniciativa de oferecer consultoria gratuita para organização do orçamento financeiro e reestruturação de pequenos negócios, no último dia 23 de setembro de 2020. A Ação marcou o Dia de Cooperar (Dia C) que é comemorado com a realização de ações sociais em todo o Brasil, por cooperativas de diversos segmentos.

O Dia C do Sicoob Cred Executivo aconteceu na Estação da Lapa, em Salvador e impactou indiretamente cerca de 100 mil pessoas, dessas 150 solicitaram atendimento para consultoria financeira que contou com o apoio de colaboradores voluntários da instituição. 

Segundo Taís Ferreira - Pessoa de Apoio Estratégico do Sicoob Cred Executivo, a escolha da Estação da Lapa para realizar uma ação social educativa é em função do fluxo intenso de pessoas que transitam para realização de exames e compras com preços mais acessíveis, o que torna-se um centro de consumo e endividamento. “Conseguimos disseminar a educação financeira àqueles que tanto precisam, de forma gratuita e solidária, ratificando dois dos nossos princípios cooperativistas que são o interesse pela comunidade e a Educação, Formação e Informação”, completa.

Em virtude da pandemia do coronavírus, inúmeros trabalhadores formais e informais de Salvador perderam a principal base de sustento das suas famílias, o que favoreceu para o aumento do endividamento pessoal e redução do faturamento dos pequenos negócios. “Nessa pandemia eu tive um aumento maior das despesas porque precisei ajudar alguns familiares que ficaram desempregados, por isso achei muito importante o espaço que o Sicoob disponibilizou para oferecer orientação financeira”, afirmou a aposentada Iraci.

Além das Clínicas Financeiras, o Sicoob Cred Executivo forneceu Consulta Serasa e promoveu um Quiz Interativo que contribuiu para a disseminação de informações à cerca do cooperativismo e produtos financeiros. Além disso, foi distribuído álcool em gel e máscaras de proteção fácil para as pessoas que participaram da ação. “Enxergamos uma oportunidade de viabilizar a ação do Dia Cooperar, proporcionando o acesso às dicas e estratégias que contribuem para a melhor gestão do dinheiro, possibilitando que diversas pessoas possam atravessar esse momento tão delicado que estamos vivendo, de forma mais segura e com menos impactos negativos”, afirmou Anderson Sales, Diretor Administrativo do Sicoob Cred Executivo.

Para Ricardo, o vendedor em uma rede de mercados de Salvador, a consultoria com o Sicoob foi muito gratificante e enriquecedora. “Consegui enxergar algumas possibilidades para abrir o meu próprio negócio”, completou. A Ação de Educação Financeira contou com o apoio do Sicoob Central BA e da Nova Lapa, além dos colaboradores do Sicoob Cred Executivo vinculados ao Programa interno Voluntário Transformador. “O nosso sentimento é de gratidão a toda equipe que direta e indiretamente participaram do nosso dia tão especial. Conseguimos impactar tantas pessoas, disseminando a educação financeira de forma construtiva, por meio das clínicas financeiras e auxiliando-as a compreender melhor sobre estratégias e formas de gerir o seu dinheiro, a fim de tomarem decisões mais assertivas e principalmente fortalecendo ainda mais o nosso propósito e a nossa essência cooperativista”, completa Michele Ocké, responsável da área de Responsabilidade Social do Sicoob Cred Executivo.

 


Dia C: Sicoob Cred Executivo faz ação social para crianças da ABAE

11/10/2019

 

 

 

 

 

Dia C: Sicoob Cred Executivo faz ação social para crianças com necessidades especiais

 

Na manhã do dia 08/10, o Sicoob Cred Executivo reuniu alguns colaboradores para juntos promoverem uma manhã de alegria e doação de brinquedos em homenagem ao Dia das Crianças. A iniciativa, que faz parte das ações do Dia de Cooperar, aconteceu na Associação Baiana de Equoterapia – ABAE para cerca de 130 crianças portadoras de necessidades especiais.

A ABAE utiliza a técnica da equoterapia – método que prepara o cavalo como instrumento educacional e psicoterapêutico, para tratamento de crianças com paralisia cerebral, síndromes genéticas, esclerose múltipla, autismo, distúrbio do déficit de atenção, dentre outras doenças.

A Associação foi fundada pela pedagoga Maria Cristina Guimarães Brito, que teve o seu filho Yuri Guimarães Brito, portador de paralisia cerebral e percursor da equoterapia na Bahia, como razão para iniciar o projeto. Segundo Cristina, a ABAE possibilitou que os [seus] serviços chegassem a alguns municípios, tais como de Feira de Santana, Alagoinhas, Mutuípe, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, dentre outros. “É fazendo o pacto pela vida, que motiva a ABAE a seguir com esse projeto que beneficia crianças com deficiência, que são assistidas por uma equipe interdisciplinar, comprometida e com propósitos”.

Funcionando no Parque de Exposição, junto ao Esquadrão de Polícia Montada, no bairro de Itapuã, a ABAE conta com o apoio da Polícia Militar, que também cede os seus cavalos para desenvolver o tratamento com as crianças. “A ABAE necessita de mais atenção dos poderes públicos, pois está cada vez mais difícil manter a instituição. Agradecemos ao Sicoob que veio para somar e fortalecer esse serviço social, que é prestado para muitas famílias carentes”, completa o Major Herwans, da Polícia Militar da Bahia.

A manhã das crianças da ABAE foi especial, em homenagem ao Dia das Crianças. “Estamos muito felizes em apoiar a ABAE. É muito bom quando a gente conhece a necessidade do outro e se coloca no seu lugar. Quando abraçamos esse projeto, tínhamos a certeza de que estávamos fazendo algo muito especial, pois nos identificamos com a missão da instituição, a qual está muito alinhada com o propósito do Sicoob – que é ter responsabilidade social e se preocupar com a comunidade”, diz Joseane Matos, Diretora Operacional do Sicoob Cred Executivo.

Para os interessados em fazer doações à Associação Baiana de Equoterapia, basta entrar em contato no telefone 71 3249-0599 ou visitar a instituição que funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 12h.


 

Sicoob Cred Executivo desenvolve Projeto Coopersementes

11/02/2019

Professores da Escola Municipal D. Arlete Magalhães, localizada no bairro de Castelo Branco - Salvador, participaram da capacitação do programa Coopersementes, desenvolvido pela Instituição Financeira Sicoob Cred Executivo. O programa tem por objetivo complementar a educação de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas, por meio da Educação Financeira, do empreendedorismo e cooperativismo.

A capacitação dos professores ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro e a escola D. Arlete Magalhães, a qual foi o piloto do programa teve acesso a conteúdo acerca das abordagens interdisciplinares necessárias para a ressignificação das práticas pedagógicas pautadas nos conteúdos e fundamentos da educação empreendedora, cooperativa e financeira. Os professores contarão com uma consultoria durante todo o ano de 2019, a fim de sanar dúvidas e obter orientação acerca de um melhor aproveitamento das oportunidades pedagógicas.

Para Cristina da Mata, Gestora da escola municipal D. Arlete Magalhães, é um grande desafio estar sempre pensando atividades que possam inovar, tornar a aprendizagem cada vez mais significativa e estimular os estudantes. “Eu encontrei no projeto Coopersementes uma possibilidade de criarmos juntos, com todo o corpo docente, estratégias metodológicas que os estudantes de fato se interessem, compreendam, utilizem outros conceitos e princípios, e passem a ter uma relação mais leve com a escola.  A educação cooperativa é muito necessária, e por isso eu acredito que essa parceria com o Sicoob, possa trazer muitos resultados positivos para o trabalho do professor em sala de aula e sobretudo para a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes”. A professora Márcia Melo, professora de Educação Física da escola , diz que o Coopersementes é uma experiência grandiosa, que vai estar ajudando muito no crescimento individual de cada profissional e estudante envolvido. “Está sendo muito gratificante e um aprendizado maravilhoso. Durante os três dias tivemos acesso a uma gama de informação e acredito que o empreendedorismo vai contribuir positivamente para a vida profissional dos estudantes e sem dúvidas para a manutenção da nossa escola”, completa a professora.

O projeto Coopersementes não tem a intenção de buscar resultados imediatos. Assim como o processo de educação demanda tempo para que as sementes plantadas, adubadas e irrigadas possam resultar em excelentes frutos, o propósito é que os alunos participantes do Programa tenham a oportunidade de vivenciar práticas pedagógicas que os permitam refletir, experimentar, analisar e decidir com sabedoria sobre as melhores tomadas de decisões em suas vidas. Além disso, possam compreender e colocar em prática teorias e conceitos aprendidos em salas de aulas, a partir de abordagens transversais referentes ao empreendedorismo, cooperativismo e finanças. “Nosso sentimento é que plantamos com sucesso a semente da cooperação e da educação empreendedora, no ensino fundamental público de Salvador. A nossa expectativa é impactar positivamente, no ensino, uma aprendizagem, via incremento do interesse dos professores e alunos pelos temas abordados, transformando a realidade destes, de suas famílias e da comunidade, afirma Petronio Alberto da Fonseca, presidente do Sicoob Cred Executivo.

Ao proporcionar aos estudantes, o acesso a um espaço de aprendizagem que ofereça oportunidades para o desenvolvimento de comportamentos e atitudes que os empodere a uma postura diferenciada diante da vida, o Sicoob Cred Executivo acredita cumprir o seu papel social, tornando-se mola propulsora da evolução da sociedade onde está inserida. “O programa Coopersementes viabilizará um melhor entendimento e agregará valor na vida pessoal, financeira e profissional e consequente conscientização da essência do cooperativismo, além do sentido que o mesmo pode provocar na trajetória pessoal e profissional das futuras gerações. A responsabilidade social faz parte da nossa essência e acreditamos que a educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo. O nosso sentimento é de gratidão”, afirma  Michelle Ocké, Analista de Gestão de Pessoas do Sicoob Cred Executivo.

 


 

Sicoob Cred Executivo apoia Feira de Empreendedorismo em escola pública

02/09/2019

 

 

 

 

 

 

 

 

“O nosso objetivo inicial foi atingido: conseguimos plantar a semente do empreendedorismo e consequentemente do cooperativismo e educação financeira. Agora queremos propor uma mudança cultural, dando continuidade ao projeto na EDAM e buscar outras escolas para replicar esse modelo de sucesso. Concretizamos sonhos, despertamos outros e fizemos brotar competências e habilidades latentes”, afirma Petronio Alberto da Fonseca – Presidente do Sicoob Cred Executivo.

O projeto Coopersementes foi criado a partir de outro projeto social já praticado pelas cooperativas Sicoob Saromcredi e Sicoob Credialto, da Serra da Canastra, em Minas Gerais. E utilizando da mesma essência, não é intenção do Coopersementes buscar resultados imediatos, assim como o processo de educação demanda tempo para que as sementes plantadas, adubadas e irrigadas possam resultar em excelentes frutos. O propósito é que os alunos participantes do Projeto tenham a oportunidade de vivenciar práticas pedagógicas que os permitam refletir, experimentar, analisar e decidir com sabedoria sobre as melhores tomadas de decisões em suas vidas.

“Acreditamos intensamente que a educação transforma vidas, e perceber no semblante de cada jovem, presente na Feira, o quanto o empreendedorismo, cooperativismo e a educação financeira estão agregando valor pessoal e profissional na vida de todos, não tem preço. Tenho muita gratidão ao corpo docente da EDAM por acreditarem e abraçarem o projeto do Sicoob Cred Executivo. Faz parte do nosso propósito levar justiça financeira para a comunidade”, completa Michelle Ocké, Analista de Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social do Sicoob Cred Executivo.

Para Cristina da Mata, Diretora da Escola Dona Arlete Magalhães, o Coopersementes representa uma excelente experiência de agregar mais conteúdo no currículo da escola pois geralmente não é explorando assuntos tão específicos. “Esperamos que o Projeto possa permanecer na EDAM e fazer parte da grade curricular porque a partir daí conseguiremos também aumentar o aprendizado em outras disciplinas tais como português, matemática e ciências sociais”.

Ao proporcionar aos estudantes, o acesso a um espaço de aprendizagem que ofereça oportunidades para o desenvolvimento de comportamentos e atitudes que os empodere a uma postura diferenciada diante da vida, o Sicoob Cred Executivo acredita cumprir o seu papel, tornando-se mola propulsora da evolução da sociedade onde está inserida.

Os professores da EDAM contarão com uma consultoria até o final do ano de 2019, a fim de sanar dúvidas e obter orientação acerca de um melhor aproveitamento das oportunidades pedagógicas para inserir nas disciplinas os conteúdos de empreendedorismo, cooperativismo e educação financeira.