Somos o movimento de milhões de brasileiros que trabalham por um país mais justo, equilibrado e feliz.

 

Mais que um modelo de negócio, o cooperativismo é um modelo econômico que busca transformar o mundo em um lugar mais justo e com melhores oportunidades para todos. Um caminho que mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.

Tudo começa quando pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma organização onde todos são donos do próprio negócio. E continua com um ciclo que traz ganhos para as pessoas, para o país e para o planeta.

Somos mais de 100 países, somos 250 milhões de empregos, somos o ideal de justiça e equilíbrio com melhores oportunidades para todos. Somos a força, o impacto e o efeito do que não um, mas vários brasileiros criam juntos.

OS SETE PRINCÍPIOS


Para direcionar os cooperativistas em todo o mundo, foram estabelecidos sete princípios. Eles são os mesmos desde que foi fundada a primeira cooperativa da história, em 1844.

 

Interesse pela comunidade

Contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades é algo natural ao cooperativismo. Dessa forma, geram benefícios sociais e econômicos não só para seus cooperados, mas também para toda a sociedade.

Adesão livre e voluntária

As cooperativas são abertas para todas as pessoas que queiram participar, estejam alinhadas ao seu objetivo econômico e dispostas a assumir suas responsabilidades como membro.

 

Gestão democrática

As cooperativas são organizações democráticas controladas por todos os seus membros, que participam ativamente na formulação de suas políticas e na tomada de decisões.

 

 

Participação econômica dos membros

Em uma cooperativa, todos os cooperados são donos e têm participação nos resultados anuais. Os excedentes da cooperativa podem ser destinados a diversas finalidades, tudo sempre decidido democraticamente.

Autonomia e independência

As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas por seus membros, e nada deve mudar isso.

Educação, formação e informação

Ser cooperativista é se comprometer com o futuro dos cooperados, do movimento e das comunidades. As cooperativas promovem o desenvolvimento pessoal e, consequentemente, dos lugares onde estão presentes.

Intercooperação

Cooperativismo é trabalhar em conjunto. É assim, atuando juntas, que as cooperativas dão mais força ao movimento e servem de forma mais eficaz aos cooperados.