null Glossário da Segurança Digital

Antivírus: são programas ou softwares que detectam a presença de vírus e outras "pragas virtuais" em computadores e os elimina. Têm como maior objetivo garantir a integridade de suas informações.

Autoridade certificadora (AC): é a instituição responsável pela emissão de certificados digitais, viabilizando transações seguras e confiáveis pela Internet.

Anti-SPAM: dispositivo que filtra as mensagens recebidas sem prévia autorização, normalmente oferecido pelos provedores de acesso à Internet.

Banda Larga: serviço que possibilita ao usuário conexão permanente à Internet com alta velocidade, bem superior às utilizadas em linhas discadas.

Banner: é um dos formatos de propaganda utilizada na Internet, podendo conter animação ou não, imagens e textos. Geralmente, contém links para página com mais informações sobre a mensagem apresentada.

Browser (Navegador): programa utilizado para navegação na Internet, como o Internet Explorer e o Mozilla Firefox.

Criptografia: a palavra criptografia vem do grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrever". É a técnica de codificar uma informação de forma que somente o emissor e o receptor possam entendê-la, evitando que um intruso consiga interpretá-la, caso seja interceptada.

Cavalo de tróia: são programas que capturam informações confidenciais do seu computador. Geralmente, vêm camuflados em e-mails, cartões virtuais, jogos, protetores de telas etc. Esses programas além de poder destruir um sistema, podem roubar senhas e registrar em arquivo todas as teclas que você digitar no seu computador, enviando essas informações para pessoas não-autorizadas. Para se prevenir, é importante que você tenha instalado em seu computador um Firewall, um bom antivírus e não abra e-mails de origem desconhecida, principalmente arquivos anexos que contenham extensões do tipo, .exe, .pif, .cmd, .com, .vbs ou .scr.

Comércio eletrônico: é a venda de produtos e serviços feita exclusivamente pela Internet.

Conexão segura: conexão que utiliza um protocolo de criptografia para a transmissão de dados. Previne que seus dados sejam interpretados caso sejam capturados durante a sua conexão com a Internet. A identificação de páginas seguras aparece no navegador como https:// e com um cadeado fechado na barra inferior.

Chat: serviço que permite enviar e receber mensagens pela Internet. Em inglês significa conversa.

Na Internet é muito conhecido como "salas de bate-papo", diálogos eletrônicos entre duas ou mais pessoas.

Cookies: são pequenos arquivos gravados temporariamente em seu computador durante uma visita a um site. São esses arquivos que possibilitam que os sites enviem informações ao navegador e permitem que o computador reconheça páginas já visitadas. É isto que permite, por exemplo, que alguns sites saibam quantas vezes você o visitou.

Cracker: termo usado para designar pessoas que invadem sistemas e computadores alheios com a intenção roubar dados, causar danos, desconfigurar páginas de sites etc. A palavra cracker, vem do verbo em inglês "to crack", que significa quebrar.

Ciberespaço (Cyberspace): expressão que simboliza o mundo virtual das redes de computadores, onde circulam as informações.

Clonagem: em informática, é a cópia de algum produto (software) ou documento, podendo ser legal ou ilegal. Na Internet, a "clonagem ilegal" ocorre quando uma pessoa mal-intencionada copia uma página ou um site com o intuito de confundir o usuário para induzi-lo a fornecer suas informações confidenciais. Para que uma cópia (clonagem) seja considerada legal é preciso à autorização do(s) autor(es), de acordo com a lei do direito autoral.

Corrente: é o nome dado a e-mails que se propagam pela Internet. Geralmente esses e-mails são decorrentes de SPAMs (mensagens eletrônicas enviadas sem a autorização do usuário) e podem estar associados à tentativa de espalhar por e-mail vírus ou outras pragas digitais.

Cadeado de segurança: figura que demonstra se a página acessada é segura e possui certificado SSL (Security Socket Layer), protocolo que garante a transmissão de dados protegidos por criptografia.

Download: "descarregar" ou "baixar" arquivos de um site para um computador pessoal. É possível fazer downloads de filmes, músicas, jogos, fotos, programas, dentre outros.

DoS (Denial Of Service): também denominados "Ataques de Negação de Serviço". Consistem em tentativas de sobrecarregar sistemas de sites a ponto de usuários legítimos não conseguirem utilizar o serviço.

DNS: Sigla de Domain Name Server, servidor de nomes de domínio. Funciona como um catálogo de endereços numéricos da Internet para que um site possa ser localizado.

Domínio (Domain): é a identidade digital de uma empresa, marca, produto etc. na Internet. Geralmente vem logo após o www. e são compostos por nome da empresa ou da instituição, tipo (.com, .org etc) e país de origem (.br, .es etc.).

Download: termo utilizado para transferir ou copiar arquivos de um servidor na Internet diretamente para seu computador.

E-commerce: é a venda de produtos e serviços feita exclusivamente pela Internet.

Endereço de IP: endereço numérico de um computador na Internet.

Engenharia social: consiste numa série de técnicas utilizadas por pessoas mal-intencionadas que se passam por outras pessoas para obter informações sigilosas de usuários, como senhas, número de cartão de crédito etc. Dentre essas técnicas, podemos destacar as mais usadas na Internet: o scam e o phishing.

E-mail falso: tipo de artifício usado por fraudadores para capturar informações confidenciais do usuário como nº. da conta corrente, senha etc ou para tentar fazer o usuário instalar um programa espião em seu computador.

Firewall: dispositivo de segurança que controla todo o tráfego de dados entre seu computador e a Internet, evitando a saída e a entrada de informações não-autorizadas em suas regras. Em português, a expressão significa parede de fogo.

FTP (File Transfer Protocol): protocolo de transferência de arquivos pela Internet.

Internet Banking (SicoobNet): é o seu banco virtual, ou seja, você pode utilizar os serviços do banco, como consultar extratos, saldo, pagar contas ou fazer transferência, fora do horário de atendimento ou em qualquer lugar onde haja acesso à Internet.

HTML: do Inglês HyperText Markup Language. Linguagem utilizada para produzir páginas na Internet.

HTTP: do Inglês HyperText Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto). Protocolo que permite ao usuário utilizar a Internet por meio de um servidor WEB.

HTTPS: protocolo que permite utilizar a Internet por meio de um servidor WEB com mecanismos de segurança, geralmente o SSL (Secure Socket Layer), que garantem a confidencialidade das informações transitadas.

Hacker: o termo usado para designar pessoas que acessam informações, dados de computadores etc. sem a devida autorização.

IP Address (Endereço IP): endereço numérico de um computador na Internet.

Internet Protocol (IP): tecnologia que permite a comunicação padronizada entre computadores, mesmo que estes sejam de plataformas diferentes.

Keylogger: programa que captura tudo o que é digitado no teclado.

Link: na internet, é um ponto de um site que, ao ser clicado, leva o usuário a outro local na própria página ou direciona o usuário para outro site. Pode ser externo, quando direciona o usuário para páginas externas ou, interno, ou seja, dentro do mesmo site.

Loja virtual: é um site de uma loja específica, que permite a comercialização de produtos ou serviços na Internet, oferecendo a descrição dos itens, formas de pagamento e condições de envio.

Modem: dispositivo que permite o envio e o recebimento de dados utilizando linhas telefônicas.

Malwares: do Inglês Malicious software (software malicioso). Termo genérico que designa programas nocivos em um computador como vírus e cavalos-de-tróia (trojan horses).

Número IP: endereço numérico de um computador na Internet.

Navegador de internet: é um programa que permite o usuário acessar e conhecer páginas de um ou mais sites.

Opt-in: é a autorização dada pelo usuário para o recebimento de mensagens digitais como boletins, newsletters, avisos etc.

Opt-out: é a recusa do usuário quanto ao recebimento de mensagens eletrônicas.

On-line: termo que significa estar conectado a outro computador em "tempo real".

Off-line: termo que significa não estar conectado à Internet ou a um outro computador.

Política de Privacidade: tem como objetivo deixar claro o compromisso do site visitado em relação à proteção e a garantia de sigilo de suas informações pessoais que serão solicitadas, e de como serão utilizadas.

Programas de computador ou programa informático: é uma série de instruções a serem executadas por um computador.

Programas de mensagens instantâneas (Redes sociais, MSN, iChat, Google Talk, Skype): ão programas que possibilitam envio e o recebimento de mensagens de texto, de figuras ou imagens animadas, documentos diversos, conversação em áudio e vídeo, em tempo real.

Rodapé: é o espaço onde são postadas informações úteis ao usuário, e está localizado ao fim da página de um site.

Roteador: é um adaptador, com ou sem fio, usado para conectar uma rede local à rede da internet. Para que pessoas indesejáveis não usem a sua rede de internet, o roteador permite que o usuário crie uma senha pessoal. Dessa forma, somente pessoas possuidoras da senha poderão acessá-la.

Password: código utilizado para restringir o acesso às informações, dados, sistemas etc. Esse, geralmente, é de conhecimento específico do usuário que o utiliza.

Phishing: um tipo de artifício usado pelos crackers para enganar usuários de Internet, induzindo-os a fornecer dados em páginas fraudulentas na Internet, criadas para capturar informações.

Proxy: servidor que recebe e faz requisições de computadores ligados à rede, atuando como intermediário entre o usuário e outro servidor.

Page Views: quantidade de visitas recebidas por uma página.

Provedor de Acesso: empresa ou instituição que oferece conexão a Internet.

Protocolo SSL (Secure Sockets Layer): protocolo que utiliza recursos de criptografia para viabilizar a transferência segura de informações entre o seu navegador e o site.

Rede: sistema de computadores interligados por algum meio de comunicação e que usam o mesmo protocolo.

Refresh: é a atualização ou recarga de uma página na Internet.

Resolução: é a densidade de pontos que formam uma imagem. Quanto maior a quantidade de pontos, maior e melhor é a resolução.

Setup (.exe): é o programa responsável por toda a configuração de um computador.

Site (sítio): conjunto de páginas na Internet, identificado por um nome de domínio específico, que reúne informações de uma empresa ou instituição, de pessoas etc.

SMS (Short Message Service): tecnologia utilizada em telefonia celular para a transmissão de pequenas mensagens.

SPAM: termo utilizado para se referir ao envio de e-mails a várias pessoas, sem a devida solicitação. Também utilizado para se referir a um e-mail recebido, mas não solicitado.

SSL: do Inglês Secure Sockets Layer. Protocolo que utiliza recursos de criptografia para viabilizar a transferência segura de informações entre o seu navegador e o site.

Scam (E-mails falsos): tipo de artifício usado por fraudadores para levar o usuário a baixar um malware no seu computador.

Scroll: mecanismo na página que permite a rolagem da tela.

Servidor: é um computador com maior capacidade de memória e de armazenamento de dados, usado para gerenciar informações (dados, softwares, aplicativos, sistemas etc.) entre os outros computadores conectados em rede.

Trojan horse (cavalo-de-tróia): são programas que capturam informações confidenciais do seu computador.

Geralmente, vêm camuflados em e-mails, cartões virtuais, jogos, protetores de telas etc. Esses programas além de destruir um sistema, podem roubar senhas e registrar em arquivo todas as teclas que você digitar no seu computador, enviando posteriormente essas informações para pessoas mal-intencionadas. Para prevenir-se, é importante que você tenha instalado em seu computador um Firewall, um bom antivírus e não abrir e-mails de origem desconhecida, principalmente arquivos anexos que contenham extensões do tipo, .exe, .pif, .cmd, .com, .vbs ou .scr.

 

TCP/IP (Transfer Control Protocol/Internet Protocol): protocolo padrão para comunicação na Internet. O TCP controla o envio de pacotes de informação de um computador para outro, enquanto o IP permite que o pacote seja passado de computador para computador, até o destino final.

Time-out (Tempo de Sessão): uma segurança adicional disponibilizada pelos sites. Após alguns minutos de inatividade em áreas seguras do site, o sistema faz a desconexão automaticamente.

Teclado Virtual: ferramenta que possibilita que os dados sejam digitados com o auxílio do mouse e não do teclado convencional.

URL (Universal Resource Locator): endereço de uma página na Internet.

Update: atualização de programas já instalados.

Upgrade: atualização de quaisquer componentes de hardware ou software.

Upload: envio de arquivos a partir de um computador.

Wireless ou Wi-Fi ((Wireless Fidelity): é uma rede sem fio, que permite o acesso à internet sem a necessidade do uso de cabos. Geralmente usados em locais fechados, como shopping, aeroportos, residências e lojas, esse serviço permite ao usuário utilizar a rede em qualquer ponto, dentro dos limites de alcance da transmissão, desde que o usuário possua a senha para o acesso.

Vírus: programas ou arquivos criados para danificar ou destruir informações em computadores.

Vacina: recurso disponível nos programas de antivírus que identificam e eliminam o vírus do computador.

WAP (Wireless Application Protocol): protocolo que possibilita acesso à Internet por meio de celulares ou outros dispositivos móveis

Perguntas Frequentes

Sim, porém, para cada conta deverá ser efetuado cadastramento específico.
1º passo: acesse sua conta pelo Internet Banking do Sicoob e acesse qualquer transação...


Cadastre sua senha de acesso (8 dígitos) em qualquer cooperativa do Sicoob.
A partir do...

Não. A cooperativa não acessa ou copia seus arquivos ou programas. O procedimento consiste...
O cadastramento de computadores é obrigatório para efetuar as transações financeiras (pagamentos...
Primeiramente verifique se foi realizada alguma alteração de componentes no computador...

Sua dúvida não apareceu aqui?