Cooperativismo começa cedo e ganha espaço nas escolas

02/04/2026 12:20

Iniciativas do Sicoob Cooperemb e do Sicoob Metalcred mostram como o cooperativismo vem avançando entre crianças e adolescentes, com projetos estruturados que já começam a gerar impacto no ambiente escolar.

Por meio da Cooperativa Mirim, iniciativa desenvolvida pelo Instituto Sicoob, estudantes têm acesso à educação financeira, empreendedorismo e cultura cooperativista desde cedo.

Voltado a jovens entre 8 e 17 anos, o programa propõe uma experiência prática: os alunos criam e administram uma cooperativa, assumindo funções como diretoria e conselho, além de desenvolver produtos e gerir resultados. Na vivência, entram em contato com conceitos de gestão, cidadania e trabalho coletivo.

A metodologia adotada na cooperativa mirim é interdisciplinar, integrada à rotina escolar e alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sua implementação tem início com a capacitação dos educadores e avança gradualmente até a constituição da cooperativa mirim, que passa a desenvolver suas atividades com autonomia.

O avanço já é expressivo: são 19 cooperativas mirins no estado de São Paulo e 123 no Brasil. No sistema regional, o projeto está em funcionamento desde 2023, na cidade de Araraquara em parceria com a escola cooperativa Coeducar, reunindo cerca de 60 associados mirins.

Segundo Renata Orloski, gerente de eventos sociais e sustentabilidade do Sicoob Cooperemb — responsável pela implementação local —, a construção é gradual. “É um projeto de longo prazo. A cooperativa foi constituída em dezembro de 2024, após um ano de preparação, com formação de professores, alinhamento com a escola e envolvimento das famílias. Como a escola é um organismo vivo, foi preciso adaptar o projeto ao longo do caminho. Ainda assim, quando escola e cooperativa caminham juntas, o engajamento faz a diferença”, afirma.

Em linha com essa expansão, o Sicoob Metalcred prepara o lançamento de sua primeira cooperativa mirim entre o fim de abril e o início de maio. “Esse é o nosso primeiro grande projeto, estruturado desde março do ano passado. Firmamos parceria com o Centro Educacional Dom Orione (CEDO), da Paróquia Nossa Senhora Achiropita, no Bixiga, e a expectativa é atender cerca de 50 crianças”, diz Tuany Maura, analista de comunicação e responsabilidade social da cooperativa.

Para Carla Samartini, analista de cidadania financeira do Sicoob Cecresp e responsável pelo projeto em nível regional, o aprendizado vai além da teoria. “A cooperativa mirim desenvolve senso de responsabilidade, colaboração e pertencimento. São habilidades que os jovens levam para a vida toda”, conclui.