null Sopelsa assume a presidência da Alesc

07/02/2022 16:20

Moacir Sopelsa dirige-se à mesa da Alesc, após ser eleito presidente, no dia 2 de fevereiro

O ex-secretário estadual da Agricultura e atual presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop/SC) na Alesc, deputado Moacir Sopelsa, foi eleito por unanimidade presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para o mandato que vai até 31 de janeiro do próximo ano.

A eleição de Sopelsa foi possível graças a um acordo do seu partido e do deputado Mauro de Nadal, com anuência dos demais partidos da Assembleia, para a divisão da presidência da Alesc no biênio 2021-2023. Para isso, na abertura dos trabalhos legislativos em 2022, em sessão ordinária na tarde de 2 de fevereiro, Nadal renunciou à presidência para a qual foi eleito em 1º de fevereiro do ano passado.

Na mesma sessão, o deputado Nilso Berlanda renunciou à 1ª vice-presidência da Alesc, também parte de um acordo dentro do seu partido pela divisão do mandato. Para o seu lugar, foi eleito o deputado Mauricio Eskudlark.

Sopelsa foi eleito por unanimidade entre os 38 deputados presentes. Fabiano da Luz e Luciane Carminatti não compareceram à sessão.

O novo presidente fez um discurso repleto de agradecimentos, direcionados principalmente aos familiares e amigos. Sopelsa também agradeceu um a um os deputados que o elegeram. 

“Vou fazer tudo para que o nosso Parlamento siga atuante, forte, independente, mas sempre como o poder que é respeitosamente aberto ao diálogo com os demais poderes”, afirmou.

Fonte: Alesc – Assessoria de Imprensa.