null Primeira incorporação do Sicoob MaxiCrédito completa 10 anos

02/02/2022 13:48

Agência Santa Mônica, em Florianópolis, uma das oito na Capital e em São José

Dia 1º de fevereiro de 2022 foi marcante para o Sicoob MaxiCrédito. Nesta data, em 2012, a cooperativa fez a primeira incorporação da sua história, a do Sicoob Credtec (Cooperativa de Crédito Mútuo dos Trabalhadores das Instituições de Ensino), de Florianópolis. E com ela, deixou uma marca no cooperativismo nacional, como conta o diretor Administrativo e de Suporte, Gilberto Belatto. “Foi a primeira vez no país que uma cooperativa incorporou outra a 500 quilômetros distante da sede”, afirmou.

A decisão de incorporar foi apontada como um ato de coragem pela diretora de Operações e Desenvolvimento, Adriana Spolti Grigol. “Era tão desafiador para nós incorporar duas agências e 900 associados, que aquilo era um marco na cooperativa. E de fato foi, porque foi a primeira”, pontuou.

Belatto acompanhou de perto as três incorporações feitas pelo Sicoob MaxiCrédito (Credtec em 2012, Blucredi em 2016 e Ecocredi em 2020). Como tudo o que é feito pela primeira vez, deixa registros valiosos na memória. “Todas as incorporações têm suas particularidades. E com a Credtec começamos a criar a figura do associado delegado, que até então eram chamados de líderes. Também abriu portas e permitiu conhecermos a realidade de uma grande região urbana, com vários municípios bastante populosos”, recordou.

Com isso, além da região Oeste, o Sicoob MaxiCrédito passou a atuar nas duas agências da Credtec com abrangência na capital Florianópolis e na vizinha cidade de São José: as agências Metropolitana e Kobrasol, que existem até hoje e somavam pouco mais de 920 associados.

A receptividade da comunidade é lembrada com carinho pelo diretor. “Fizemos muita amizade com os associados de lá, conhecemos muitas pessoas na região. Também tivemos muito apoio do Sicoob Central SC/RS, do setor jurídico deles, que sempre orientava sobre o que era necessário fazer”, explicou.

O gerente da agência Metropolitana do Sicoob MaxiCrédito, Charles Anibal Soares, era funcionário da Credtec e acompanhou o processo de incorporação.

Ele lembra que inicialmente foi um choque, porque vários procedimentos precisaram ser revistos, com ajustes necessários, mas o que mais o marcou foi o carinho das pessoas que o receberam e a troca de conhecimento que foi estabelecida a partir daí. “A mensagem do cooperativismo, feito de um jeito simples, sincero e justo, no atendimento ao cooperado, foi o que mais me marcou e eu procuro manter até hoje", assinalou.

“Quando o associado vem abrir sua conta, fazemos questão de ressaltar o que é uma cooperativa, nossos valores. E mostrar como ela se importa com a comunidade, impactando também com suas ações sociais”, acrescentou. 

Orgulho em ver a cooperativa crescer
Quem também segue acompanhando a trajetória do Sicoob MaxiCrédito é Paulo Livramento, um dos fundadores e presidente da Credtec por 13 anos. Hoje, é associado delegado e vê de perto o crescimento da cooperativa e os impactos positivos que ela promove.

Ao recordar o período que antecedeu a incorporação, Livramento afirma que sempre sentiu segurança que tudo correria bem. “Pelo tamanho do Sicoob MaxiCrédito e pelos resultados que a cooperativa apresentava, não tinha dúvida que as coisas caminhariam bem”, disse.

“Estamos no caminho certo, os resultados mostram isso. E por acreditar nisso hoje eu tenho a minha participação voluntária. Se não acreditasse, por que estaria aqui? Acho que cada associado tem uma importante contribuição a dar. E enquanto eu puder, estarei à disposição”, completou.

Estrutura para melhor atender o associado
Uma década depois, a estrutura que lá em 2012 contava com duas agências, hoje soma oito pontos de atendimento, distribuídos em vários bairros das duas cidades. O número de associados já passa de 16,4 mil.

“Me sinto orgulhoso em ter feito parte dessa transição. Cada documento, cada autorização era uma vitória. Foi trabalhoso, foi difícil, mas temos empresas e pessoas que são associadas nossas e que acreditam no Sicoob MaxiCrédito desde aquela época”, finalizou Gilberto.

Atualmente, o Sicoob MaxiCrédito conta com 96 agências em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e mais de 220 mil associados.

Fonte: Sicoob MaxiCrédito – Assessoria de Comunicação.