null Itaipu Rural Show começa nesta quarta-feira em Pinhalzinho

01/02/2022 15:09

O Sicoob é um dos patrocinadores e tem um estande com uma equipe pronta para auxiliar o produtor a obter o que precisa

Será aberta oficialmente nesta quarta-feira (2), a 23ª edição do Itaipu Rural Show, da Cooperativa Regional Itaipu. O Sicoob é um dos patrocinadores e participa da exposição segmentada do agronegócio, que até o dia 5 de fevereiro, vai reunir, em 20 hectares, cerca de 300 empresas do setor. Mais de 60 mil pessoas de toda a região Sul deverão visitar o Centro de Difusão de Tecnologias da Cooperitaipu, às margens da BR-282, em Pinhalzinho (SC). A exposição, que seguirá todos os protocolos para evitar a transmissão de covid-19, é considerada um show de tecnologias e boas práticas de campo, trazendo informações que promovem maior eficiência na atividade do agronegócio.

“O Sicoob é a maior rede de cooperação do campo brasileiro, presente em todos os estados e no Distrito Federal e tem o segundo maior número de agências, entre todas as instituições financeiras do Brasil”, informa o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva. “Por isso, onde tem Sicoob, o produtor rural, pessoa física ou jurídica, conta com recursos para investir no agronegócio, desde a agricultura familiar à empresarial, com linhas de custeio, investimento, comercialização e industrialização”, acrescenta.

O Sicoob estará no estande 10, quadra 13, com uma equipe de profissionais capacitados para auxiliar o produtor a obter o que precisa com preços justos. “O Sicoob tem produtos e serviços que contribuem para a competitividade na cadeia produtiva dos nossos cooperados”, afirma o gerente de Agronegócio do Sicoob Central SC/RS, Rodinei Munaretto. 

A instituição financeira cooperativa dispõe de crédito e financiamento para construção, ampliação e reforma de benfeitorias: aquisição de máquinas, equipamentos e veículos; obras de irrigação e drenagem; formação de lavouras permanentes; formação ou recuperação de pastagens, entre outros.

O produtor também conta com o Sicoob para ter acesso aos Programas Agropecuários do BNDES e incrementar a sua produção. Os empréstimos possibilitam a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais e o manejo sustentável de terras produtivas. 

Há, também, linhas de crédito para financiar bens novos, estruturas de armazenagem, energia alternativa, implantação de sistemas orgânicos, aquisição de material genético, programas de inovação tecnológica, automação para segmentos de avicultura e suinocultura, e projetos de modernização e expansão da produtividade nos setores agropecuários.

Tem ainda financiamento para aquisição de tratores, colheitadeiras, plataformas de corte, pulverizadores, plantadeiras, semeadoras, sistemas de irrigação, correção de acidez e fertilidade do solo e tudo que o produtor precisa para modernizar e rentabilizar o seu negócio.

Segundo o diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto, “o Sicoob é o maior financiador, como instituição financeira privada, da produção agropecuária em Santa Catarina e tem uma equipe de profissionais capacitados para buscar, com flexibilidade, todas as soluções que o homem do campo necessita para incrementar a sua produção e obter maior rentabilidade”. 

Fórum Mais Milho
O evento Mais Milho e Cereais de Inverno, vai ser realizado nesta quarta-feira, dia 2 de fevereiro, em Pinhalzinho dentro do Itaipu Rural Show, e contará com vários convidados especiais. O diretor de Conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, vai fazer uma explanação sobre os dados da produção de milho no Estado de Santa Catarina e o déficit existente para abastecimento da cadeia produtiva de proteína animal. Também terá uma análise de mercado e produção com os consultores da Safras & Mercado: Paulo Molinari e Élcio Bento.

Durante o Fórum Mais Milho, será mostrado como está funcionando o projeto de Incentivo de Cereais de Inverno lançado pela Secretaria da Agricultura/SC, com relatos de produtores e cooperativas do Estado que já estão plantando esses cultivares, com cases de sucesso.

O secretário de Agricultura Altair Silva vai mostrar todos os detalhes do projeto que já investiu mais de R$ 5 milhões no ano passado e que pretende dobrar os investimentos em 2022.

O Fórum ainda terá um painel técnico que vai contar com as participações do ex-secretário de Agricultura do Estado, Airton Spies, de Teresinha Bertol, pesquisadora da Embrapa de Suínos e Aves, de Concórdia, e de Edilene Steinwandter, presidente da Epagri. O objetivo desse painel é tirar dúvidas sobre manejo, melhores culturas para cada região, cuidados com o solo, sementes, o que está sendo feito em pesquisa e como a extensão rural pode ajudar o produtor. Para completar, haverá uma apresentação sobre como será o inverno em Santa Catarina em 2022. A meteorologista do Agro Clima, Maria Clara Sassaki, vai mostrar os mapas atualizados.

O Fórum deste ano prioriza os cereais de inverno como alternativa para suprimento de matéria-prima para a produção de ração em Sant Catarina. O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, entende que a iniciativa da Secretaria da Agricultura em estimular o plantio de cereais de inverno, com subsídios para parte dos custos de produção, poderá contribuir para que mais agricultores plantem esses cereais, aumentando sua renda e contribuindo para com o suprimento de grãos para ração.

O Fórum Mais Milho e Cereais de Inverno, será transmitido ao vivo, a partir das 14 horas desta quarta-feira (2), pelo Canal Rural e pela TV Coop. Também haverá uma conversa com os parceiros do projeto: Luiz Vicente Suzin, presidente da Ocesc; Arno Pandolfo, presidente da Fecoagro/SC; José Zeferino Pedrozo, presidente da Faesc, e Jorge Lima, diretor executivo do Sindicarne e da Associação Catarinense de Avicultura (Acav).

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com acréscimo da Fecoagro).