null Sicoob é o maior financiador privado da produção rural em SC

01/02/2022 08:55

O Sicoob tem soluções para o produtor rural que atendem da agricultura familiar à empresarial

O Sicoob SC/RS é a maior instituição financeira privada no estado de Santa Catarina. No primeiro semestre da safra 2021/2022, que vai de julho a dezembro, foram liberados R$ 2 bilhões de crédito rural. 

Em todo o Brasil, o Sicoob aumentou em 34,5% os recursos para o Plano Safra 2021/2022 em comparação com a safra anterior, posicionando-se em terceiro lugar entre as instituições financeiras que mais financiam a produção agropecuária no País, com R$ 12,2 bilhões. O crédito rural, como política pública de seguridade alimentar, é extremamente importante para fomentar o crescimento da produção e adotar novas tecnologias. 

Segundo o gerente de Agronegócios do Sicoob Central SC/RS, Rodinei Munaretto, “acompanhado pela sustentação do crescimento do PIB do Agronegócio em 2021, a demanda por crédito rural tem sido crescente e o Sicoob tem se destacado no apoio ao produtor rural, oferecendo soluções que atendem da agricultura familiar à empresarial”.

O diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto, disse que “o Sicoob tem a flexibilidade necessária para contribuir com a competitividade na cadeia produtiva de seus associados”. Por isso, acrescentou, “disponibiliza linhas específicas de financiamento, seja através de recursos próprios ou repasse do BNDES”.

O produtor rural encontra no Sicoob recursos para ampliar, diversificar e modernizar a sua produção. Há linhas de crédito para financiar máquinas agrícolas, tratores, colheitadeiras, animais para cria e recria, implantação de sistemas de armazenagem e de irrigação, projetos de melhoria genética, adequação e correção de solo, recuperação de pastagens, ações de preservação ambiental – entre outras finalidades. 

Na área de custeio, o produtor rural pode financiar as despesas das atividades agrícolas e pecuárias. O custeio agrícola destina-se à aquisição de insumos, realização de tratos culturais e colheita, beneficiamento ou industrialização do produto financiado, e produção de mudas e sementes certificadas e fiscalizadas. 

No custeio pecuário, nas despesas do dia a dia, estão incluídas a compra de medicamentos e vacinas, a limpeza e a reforma de pastagens e a silagem. As atividades aquícolas e pesqueiras (industrial e artesanal) também são beneficiadas. 

“O Sicoob trabalha para a melhoria do padrão de vida das comunidades, que através do crédito rural, amplia cada vez mais os ganhos de eficiência e sustentabilidade da produção agropecuária”, conclui o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com informações do Sicoob nacional). Foto: Julio Cavalheiro - Secom/SC.