null Quer estar preparado para a Sociedade 5.0? Participe do 14º Concred!

28/01/2022 16:02

“Futuros Plurais e a Essência Humana: horizontes do cooperativismo financeiro rumo à sociedade 5.0” é o tema central do evento  

Um dos pontos de destaque no radar das atividades do ano é o 14º Concred, que tem a correalização do Sicoob Central Nordeste e será em Recife, de 10 a 12 de agosto.  

Diante de um mundo que não é mais o mesmo, inclusive tendo em vista os impactos da pandemia, é preciso pensar e agir de forma diferente. É a hora do Cooperativismo Financeiro antecipar o futuro que pretende construir. 

De olho neste horizonte, a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito definiu “Futuros Plurais e a Essência Humana: horizontes do cooperativismo financeiro rumo à sociedade 5.0” como tema central do evento.  

“Estamos preparando uma programação que honra a história do Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito, em sua tradição de vanguarda. Os últimos dois anos apontam para iniciativas comprometidas com um cenário mais humano, justo e igualitário.

"Nesse sentido, pensamos em uma temática atual, realista e ao mesmo tempo visionária, que auxilie nosso segmento a formular estratégias e a desenvolver ações convergentes com a mais avançada perspectiva de bem-estar social, individual e coletivo”, detalha a superintendente da Confebras, Telma Galletti. 

Conheça os eixos temáticos
A linha central dos debates vai se estruturar a partir de frentes temáticas que abrem horizontes e libertam ideias. O foco é trazer respostas para questões fundamentais e intrigantes diante do cenário de mudanças do mundo:  
- O futuro que desejamos como realidade. 
- A determinação em construí-lo.
- O compromisso em materializá-lo com respeito humano, igualdade, sustentabilidade, inclusão, desenvolvimento e bem-estar.

Confira como essas motivações serão trabalhadas no 14º Concred.
Eixo 1: Cenários Globais 
Nesse direcionamento a programação engloba a apresentação e análise contextualizada da economia e do mercado financeiro, incluindo-se o cooperativismo de crédito, sob os efeitos e influências da pandemia. Um foco que contempla o olhar sobre tendências em torno da regulação e sobre quesitos fundamentais como intercooperação e inovação. 

Eixo 2: Ambidestria 
A atuação das instituições financeiras e, principalmente, das cooperativas de crédito, precisa levar em conta a complexidade e a pluralidade do cenário em que estamos inseridos, aliando a busca de resultados ao comprometimento com causas sociais. Diante disso, o Concred se propõe a refletir sobre como praticar a gestão empresarial fortemente mercadológica, incluindo em suas estratégias questões sociais, ambientais e de governança, com olhar sustentável.

Eixo 3: Essência Humana 
A pandemia trouxe desafios históricos e coloca a sociedade diante de uma nova condição. Distanciamento social, perda de pessoas queridas, uso de máscaras e a constante sensação de perigo trouxeram consequências desconfortáveis e duradouras para o indivíduo e a coletividade. Uma realidade em que o cooperativismo não pode ficar alheio. Inclusive por seu compromisso com as pessoas, as cooperativas precisam se aprofundar no entendimento da situação, promover políticas de gestão e medidas que valorizem a comunicação, além de favorecer o bem-estar mental e estimular a inteligência emocional. 

Eixo 4: Futuros Plurais 
O alto grau de incerteza sobre o futuro pode ser combatido com ações baseadas em evidências científicas, no desenvolvimento tecnológico e no próprio mundo dos negócios. Mais do que isso, a Sociedade 5.0 pede inclusão e impactos positivos sobre o mundo construído a partir da simplificação do pensamento complexo. Tem como determinantes a consolidação da consciência social e ambiental, além da inovação no uso da tecnologia em produtos e serviços em favor da melhoria de vida das pessoas. 

O Concred coloca o cooperativismo financeiro como protagonista em posicionamentos, estratégias e ações que promovam, já no presente, transformações na construção de um futuro em que o sucesso dos negócios tenha a ver com o bem-estar das pessoas. 

Fonte: Confebras – Assessoria de Comunicação.