null Um em cada sete habitantes do planeta está ligado a uma cooperativa

27/01/2022 09:32

A Aliança Cooperativa Internacional, com sede em Bruxelas, na Bélgica, é a organização não governamental mais antiga do mundo

Uma em cada sete pessoas do planeta, atualmente, está ligada, direta ou indiretamente, a alguma cooperativa. E independentemente da cultura, do idioma ou do mercado de atuação, todas têm algo em comum. Além da paixão pelo cooperativismo, todas as cooperativas são representadas pela organização internacional não governamental mais antiga do planeta: a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), com sede em Bruxelas, na Bélgica.

Criada em 19 de agosto de 1895, a ACI foi uma das primeiras organizações de representação a participar do Sistema ONU. São mais de 120 anos dedicados à promoção e à defesa do cooperativismo. A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) é associada à instituição desde 1989. Um dos presidentes da OCB, Roberto Rodrigues, foi o único líder não europeu a presidir a Aliança Cooperativa Internacional. Rodrigues. Esteve à frente da organização entre os anos de 1997 e 2001.

A OCB também apoia a ACI a cumprir seu objetivo de prover informações atualizadas sobre o cooperativismo, colaborando na montagem do Monitor Global de Cooperativas, que lista as 300 maiores cooperativas do mundo e a movimentação econômica delas. A OCB também é parceira em diversos projetos de promoção do comércio internacional e de manutenção da memória cooperativista.

ACI Américas
As cooperativas do continente americano contam com um escritório regional de representação da ACI, com sede na Costa Rica. A ACI Américas foi criada em 1990 com a missão de “promover o reposicionamento do modelo cooperativo no novo cenário econômico, social e comercial das Américas, apoiando as organizações filiadas a difundir e a defender a identidade cooperativa, promovendo negócios e desenvolvendo os recursos humanos de suas associadas”.

Representatividade por ramo
A ACI conta com oito organizações setoriais dedicadas a acompanhar ramos específicos do cooperativismo.
São elas: Organização Internacional das Cooperativas Agropecuárias (www.icao.coop); Organização Internacional das Cooperativas de Trabalhadores da Indústria, Artesanato e Serviços, que representa todas as cooperativas dos ramos Trabalho, Educacional, Produção, Mineral e Turismo (www.cicopa.coop); Organização Internacional das Cooperativas Financeiras, ICBA (www.icba.coop); Organização Mundial das Cooperativas de Consumo, CCW (www.ccw.coop); Organização Internacional das Cooperativas de Pescadores, ICFO (www.icfo.coop); Organização Internacional das Cooperativas de Saúde, IHCO (www.ihco.coop); Organização Internacional das Cooperativas de Habitação, CHI (www.housinginternational.coop); Federação Internacional das Cooperativas e Mutuais de Seguros, ICMIF (www.icmif.org).

Fonte: Organização das Cooperativas Brasileiras (com adaptação do Sicoob Central SC/RS).