null Congresso Cooperativo Mundial destaca soluções cooperativas para os desafios da humanidade

11/01/2022 16:20

O Congresso contou com 130 painelistas, 58 facilitadores e 53 relatores

A sessão de encerramento do Congresso Cooperativo Mundial, em Seul, de 1º a 3 de dezembro, resumiu as principais questões levantadas no Congresso, que reuniu mais de 1.500 participantes on-line e pessoalmente, para discutir maneiras de aprofundar a identidade cooperativa.

Ann Hoyt, presidente da Group Health Cooperative de South Central Wisconsin, EUA, destacou temas recorrentes, como a criação de uma cadeia de valor ética, aumentando a inclusão em todas as cooperativas, desenvolvendo educação culturalmente relevante e treinamento sobre a identidade cooperativa, usando novas tecnologias para aumentar a participação dos membros, desenvolver métricas que medem os impactos tangíveis e intangíveis das cooperativas nas principais crises mundiais, construindo uma base de capital mais forte e novos recursos de financiamento por meio de parcerias e aumentando a cooperação entre cooperativas em todos os setores e fronteiras nacionais.

“Todos esses temas são consistentes com o compromisso de quase 100 anos da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) em promover a paz. Isso não significa apenas acabar com a violência aberta, mas também criar comunidades de cooperação e integração, reconciliação e igualdade. Em suma, houve um senso de urgência em todo o Congresso. Para citar um dos palestrantes, “o tempo para falar acabou. A hora de agir é agora”. E para citar uma professora sábia, “gostaria que pudéssemos aprender a amar menos a nós mesmos e a amar mais o futuro de nossos filhos”, disse ela.

Martin Lowery, presidente da força-tarefa do Congresso e do Comitê de Identidade da ACI, e membro do Conselho da ACI dos Estados Unidos, disse que o Congresso marcou o início de uma conversa que iria continuar.

“Este é o início de um diálogo, que continuará em torno da afirmação da identidade cooperativa, o que, claro, inclui a definição de uma cooperativa, os princípios cooperativos e os valores cooperativos, que foram integrados de forma única nas respostas que você deu às perguntas que surgiram. Esta é uma oportunidade contínua. É uma jornada, e essa jornada continuará, é claro que teremos documentado os procedimentos e teremos arquivos”, disse Lowery.

Isso levará a um diálogo contínuo tanto em torno da declaração sobre a identidade da cooperativa, acrescentou, quanto à discussão de oportunidades importantes, tanto dentro dos setores quanto intersetoriais.

“E, para terminar, deixe-me dizer que, como disse um de nossos jovens cooperadores apaixonados nesta reunião, ‘o melhor ainda está por vir’”, disse ele.

O diretor Geral da ACI, Bruno Roelants, disse que as 24 sessões temáticas do Congresso foram uma oportunidade única para “aprofundar nossa identidade cooperativa e analisar esta identidade cooperativa de uma série de ângulos diferentes”.

Ele agradeceu aos anfitriões coreanos, aos patrocinadores do Congresso, aos funcionários da ACI e aos funcionários do governo que participaram do evento.

O Congresso contou com 130 painelistas, 58 facilitadores e 53 relatores. A plataforma on-line do Congresso estará acessível a todos os congressistas até 18 de fevereiro de 2022. Aqueles que não se inscreveram ainda podem fazê-lo acessando a plataforma on-line neste endereço: http://online.icaworldcoopcongress.coop/main 
Yolanda Diaz Perez, segunda vice-primeira-ministra e ministra do Trabalho e da Economia Social do Governo da Espanha, também falou no encerramento.

Ela disse que o Congresso tem sido uma grande oportunidade para debater a identidade cooperativa, bem como refletir sobre como o movimento cooperativo deve enfrentar os desafios da humanidade, com base em seus valores éticos.

“É urgente marcar terreno e reivindicar, sob o princípio do interesse pelo bem comum, o protagonismo na defesa da governança participativa, do trabalho de qualidade e do respeito ao meio ambiente”, afirmou. Uma imagem moderna e comprometida ajudará o movimento a se conectar com os jovens, acrescentou, para que eles o considerem como uma alternativa, um empreendimento coletivo. “Convido você a fazer todas essas pequenas coisas que nos permitem sonhar grande”, acrescentou.

A sessão também ouviu Oh Byung-Kwon, governador em exercício da província de Gyeongyi, República da Coreia, e Cho Wan-seok, presidente da Solidariedade Cooperativa da Coreia.
Cho Wan-Seok disse que o Congresso foi uma oportunidade de mostrar que pessoas de diferentes países, de diferentes idades, já compartilham uma identidade cooperativa. 

Oh Byung-Kwon agradeceu aos organizadores do Congresso por “tornarem o evento um sucesso, apesar das circunstâncias difíceis” e disse que a Província de Gyeonggi criaria as condições certas para as cooperativas e a economia social prosperarem, com base nas discussões realizadas no Congresso.

Concluindo a sessão, o presidente da ACI, Ariel Guarco, explicou que todas as ideias e propostas geradas durante o Congresso e os eventos pré-congresso seriam trabalhadas por um grupo consultivo chefiado por Alexandra Wilson.

“Devemos estar muito orgulhosos do que avançamos aqui. Como dissemos, são tempos históricos”, disse ele, incentivando os cooperadores a continuarem a construir um mundo mais justo, mais solidário, mais inclusivo, mais democrático e melhor.

“A partir da nossa Identidade Cooperativa, cumprindo o nosso sétimo princípio, que hoje nos compromete com a sustentabilidade global, vamos dizer ao mundo, com mais força do que nunca, com mais convicção, que temos o modelo de empresa mais adequado para um desenvolvimento que não deixe ninguém para trás e permita que todas as pessoas vivam com dignidade, onde quer que decidam morar”, afirmou.

“Para isso, continuemos a colocar em prática os nossos valores, os nossos princípios e a sentir orgulho da nossa Identidade. Amigos cooperativos, vamos seguir em frente, construindo juntos um mundo mais justo, mais solidário, mais inclusivo, mais democrático, esse mundo melhor que todos queremos, esse mundo melhor que todos nós merecemos”, concluiu.

Fonte: ACI.