null Associados do Sicoob MaxiCrédito elegem 400 representantes do quadro social

06/01/2022 15:36

Cooperativa tem 217 mil cooperados e a escolha de delegados facilita a tomada de decisões democráticas

Gestão Democrática. Este é o segundo dos sete princípios do cooperativismo. Entre os meses de outubro e novembro, o Sicoob MaxiCrédito elegeu 400 associados que exercerão o papel de delegados. Esse é o nome dado ao grupo de cooperados representantes do quadro social que votam em algumas tomadas de decisões da cooperativa, como nas assembleias.

Os delegados são eleitos a cada quatro anos. Com o poder de decisão, também vem a responsabilidade, conforme explica Fernando Rebellato, superintendente Administrativo da cooperativa.
“A eleição dos delegados é um dos momentos mais importantes do Sicoob MaxiCrédito, pois são eles que têm a capacidade de influenciar os rumos da cooperativa, através da representação dos demais associados nas assembleias. Eles têm o papel mais nobre dentro de uma sociedade cooperativa. Têm fundamental importância também, para melhorar e incentivar a participação dos associados no dia a dia da cooperativa”, afirmou.

Esses associados têm a missão de ser o elo entre o Conselho de Administração e os mais de 217 mil cooperados, levando pautas, propostas e apontamentos do grande grupo para a diretoria.

Como são eleitos
Os associados que desejam se tornar delegados precisam ir até a sua agência e colocar o nome à disposição. Caso cumpra uma série de itens previstos em regulamento eleitoral, estará apto a participar do pleito. Depois, é feita a eleição, em que todos os associados têm direito a voto. Os mais votados são eleitos.

Até 500 associados, cada agência tem o direito de eleger um delegado. De 501 a 1 mil associados, dois delegados, e assim sucessivamente.

O objetivo de eleger associados delegados deve-se ao grande número de cooperados do Sicoob MaxiCrédito, facilitando a tomada de decisões amparada em base democrática. A lei 5.764, que define a Política Nacional do Cooperativismo, define que para cooperativas com mais de 3 mil associados “pode o estatuto estabelecer que os mesmos sejam representados nas Assembleias Gerais por delegados que sejam associados, no gozo de seus direitos sociais e que não exerçam cargos eletivos na sociedade”.

Além da missão de tomadas de decisão, os delegados também são agentes de propagação do cooperativismo na comunidade, explica Ari José Roman, vice-presidente da cooperativa. “Além da função estatutária de representar os demais nos atos deliberativos da nossa cooperativa, são líderes que poderão ocupar cargos nos conselhos, pois são os primeiros a conhecerem as ações que a cooperativa desenvolve. E por divulgarem em seu meio as ações do Sicoob MaxiCrédito, fortalecem todo o segmento cooperativo. Não temos dúvida: as cooperativas que possuem um conjunto de ‘líderes’ formalmente constituído, estão dando mais um passo para a perenidade de seus serviços”, afirmou.

Fonte: Ocesc – Assessoria de Imprensa.