null Selic subiu de novo: e agora?

22/12/2021 15:38

Toda vez que tem movimentação na famosa taxa Selic surge a pergunta: e eu com isso? 

No dia 8 de dezembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a Selic para 9,25% ao ano. 

E, na verdade, essa alta tem bastante influência em vários pontos da nossa vida. Poder de compra, rendimento dos investimentos, economia do país. Os efeitos são diretos no consumidor. Mas vamos por partes! 

Afinal, o que é a taxa Selic? 

A taxa Selic é o que representa os juros básicos da economia brasileira. É ela que dita todas as taxas de juros praticadas no país, como os empréstimos, por exemplo. 

A Selic é responsável por manter a estabilidade da economia do Brasil e evitar cenários como os que já vivemos anteriormente, de total descontrole de preços e desvalorização da nossa moeda. 

Como sou influenciado pela alta da Selic? 

Com a alta, a poupança passa a render diferente. Ao invés de 70% dos juros básicos mais a taxa referencial, que atualmente está em zero, o rendimento passa a ser 0,5% ao mês – ou 6,17% ao ano. Há um leve aumento, mas o nosso mais popular investimento no Brasil continua perdendo para a inflação atual e sendo menos vantajoso que a renda fixa, por exemplo. 

E, falando nela, a renda fixa passa a ser mais vantajosa com a alta da Selic. É um bom momento para investir em aplicações pós-fixadas, atreladas ao CDI e à Selic, como o nosso RDC.  

Mas também é preciso atenção no controle das compras. Com a taxa de juros básicos mais alta, o poder de compra do brasileiro pode ser reduzido. 

Para os investidores, a alta da Selic é um bom momento. É uma boa oportunidade de ganhar mais investindo em métodos mais conservadores, como a renda fixa – uma boa oportunidade pra quem sempre quis começar a investir e ainda não tinha tomado coragem. Agora é a hora! 

Quer saber mais sobre a Selic e seus desdobramentos? No nosso quadro Faz a Conta, no YouTube, o economista Márcio Nami falou um pouco sobre a taxa. Vem ver!