null Sicoob MaxiCrédito arrecada 3,7 mil brinquedos e mais de 1 tonelada de alimentos

17/12/2021 13:58

Ação faz parte da campanha Abraça Sicoob, promovida pelo Sicoob Central SC/RS e Instituto Sicoob. Na área da MaxiCrédito, doações beneficiarão entidades de 34 municípios.  Na foto, as arrecadações das equipes de Gramado, Canela e Nova Petrópolis

 

Proporcionar um Natal mais alegre para centenas de crianças e famílias, recheado de solidariedade e amor ao próximo. Esse é o objetivo da Campanha de Natal Abraça Sicoob, que encerrou na segunda-feira (13/12). As equipes do Sicoob MaxiCrédito participaram da ação e durante um mês arrecadaram doações que serão entregues para entidades que atendem famílias em situação de vulnerabilidade nas cidades onde a Cooperativa atua em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Ao todo foram 98 pontos de coleta, entre Agências, Centro Administrativo e supermercados parceiros, que resultou na arrecadação de 3.786 brinquedos, mais de 1 tonelada de alimentos, além de caixas de chocolates e outros doces. 

A gerente de Projetos Sociais da MaxiCrédito, Taiana Haelsner, ressaltou o empenho das equipes nas ações. “As estratégias de arrecadação partiram deles (colaboradores). Tivemos, por exemplo, o engajamento no RS de três agências que se uniram e foram a um supermercado em busca de doações dos clientes. Em outras, foi feita a sensibilização em escola, também do associado e dos próprios colaboradores”, comentou.  

Taiana explica que a Campanha Abraça Sicoob é realizada pela Central e o Instituto Sicoob é motivador junto às cooperativas vinculadas no sistema. “Todos os anos, as singulares (cooperativas) realizam ações para que os associados possam contribuir e unir motivos para auxiliar a comunidade que tem sofrido nos últimos dois anos com a pandemia”, comentou a gerente. 

Depois de tanto empenho nas arrecadações, as equipes começaram a destinar os itens para as famílias e entidades beneficiadas em 34 municípios, entre elas estão ONGs, Igrejas, Secretaria Assistência Social, Escolas, Casas de Acolhida e Lions. Ao todo, 4,2 mil pessoas serão atendidas com a ação.  

 

Uma alegria sem tamanho 

 

Se receber os presentes vai fazer a felicidade de muitas crianças e dar um Natal mais confortável para famílias, o sentimento de quem pôde proporcionar esse momento de alegria é ainda mais intenso.  

Na capital do chocolate artesanal, a equipe de Gramado reuniu esforços com os colaboradores que  atuarão em Nova Petrópolis e Canela - que ainda não inauguraram - buscando doações ao longo dos meses de novembro e dezembro, na própria agência, em uma rede de supermercados parceira e em uma escola da cidade. A entidade escolhida para receber os itens foi a Casa Lar de Canela, que abriga 23 crianças e jovens, de 0 a 18 anos, inclusive oferecendo cursos profissionalizantes para os maiores. Por conta dos cuidados com a pandemia não foi possível ter contato com as crianças. 

“O mais emocionante foi quando uma das assistentes sociais falou que para quem doa, é 1kg de farinha, um pacote de molho ou de massa. Mas para as crianças aquela farinha é o pão e o bolo do café da manhã, o molho e a massa são a macarronada de domingo”, comentou a agente de atendimento, Aline Trein. 

Foram 81 brinquedos, mais de 580 quilos de alimentos e 92 caixas de leite arrecadados entregues no local. “Foi muito gratificante fazer parte da campanha. Não vimos as crianças, mas a felicidade no rosto das pessoas que trabalham lá foi maravilhoso, aqueceu o coração de todos”, disse. 

 

Diferença na vida das pessoas 

 

Em Guabiruba, foram 210 kg de alimentos e 206 brinquedos arrecadados, conta a gerente da agência, Sonia Santana. Além de atender aos princípios cooperativistas, o gesto faz “uma grande diferença na vida das pessoas da nossa cidade e fazer o Natal delas diferente”, enfatiza. 

Os itens foram doados para Paróquia e para um grupo de moradores de uma comunidade carente da cidade, que faz uma ação de natal com as crianças. Foram montadas cestas básicas e distribuídas para as famílias.  

“A sensação é de gratidão por poder levar um Natal melhor para muitas famílias e crianças, através do nosso trabalho e com o apoio dos nossos associados. E por fazer a diferença na vida destas pessoas, que elas se sintam acolhidas, demonstrando o significado do que é cooperar, de pensar no próximo”, salientou Sonia.  

A contagem final do total de itens arrecadados será feita pelo Sicoob Central SC/RS. “Demonstrando que de pouco em pouco é possível fazer a diferença para a humanização e a solidariedade da comunidade. A filantropia também é importante, principalmente quando o Natal se aproxima e sabemos que algumas famílias passam por dificuldades e as doações farão a diferença para elas”, finaliza Taiana.   

 


Agência de Guabiruba


Agência Pioneira, em Chapecó