null Semana ENEF 2021

09/12/2021 12:52

Dos dias 8 a 14 de novembro de 2021, aconteceu a 8ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), um evento anual realizado pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF). Este ano, com o tema “Planejamento, Poupança e Crédito Consciente: O PLA-POU-CRÉ”, nossa cooperativa participou pautando os três principais assuntos abordados pelo Banco Central: planejamento, poupança e crédito.

Há seis anos, o Sicoob Cecremef participa da Semana ENEF oferecendo aprendizados sobre educação financeira, previdenciária, securitária e fiscal. Com a ajuda dos nossos colaboradores, compartilhamos conhecimento através de cursos, palestras e oficinas gratuitas disponíveis para todos, mesmo os que não são cooperados.  Este ano a cooperativa participou de maneira mista, online e presencial, com lives e publicações nas redes sociais além de palestras presenciais.

Através do programa Voluntário Transformador, desenvolvido pelo Instituto Sicoob, os funcionários das singulares se tornam capacitados para dar palestras e ensinar educação financeira de maneira humanitária. Todas as ações da Semana ENEF desenvolvidas pela cooperativa, são realizadas por nossos colaboradores voluntários. Entre os dias, 08/11 a 12/11, os voluntários Andriele Magioli (gerente de relacionamento), Mayara Vagueira (agente de relacionamento), Letícia Baeta (analista de recursos humanos), Leonardo Lima (gerente de relacionamento) e Rachel Massi (coordenadora de agência), ministraram cinco ações virtuais de educação financeira para os alunos do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola).

Nas redes sociais no dia, 10/11, realizamos uma live no Instagram com os voluntários Andrielly Vianna, gerente de relacionamento PJ, e Alexandre Batista (especialista comercial), sobre “Os Desafios Financeiros do Microempreendedor”. A live abordou assuntos muito importantes para aqueles que desejam começar a empreender e também para os que já possuem seu próprio negócio. Os voluntários apresentaram de forma clara e didática diversas dicas de como enfrentar e superar os obstáculos que podem atrapalhar o sucesso financeiro dos negócios.

No dia seguinte, 11/11, foram realizadas duas palestras com sorteios de clínicas financeiras individualizadas. Andriele Magioli e Mayara Vagueira, palestraram na empresa TRANSA Transporte Coletivo, em Três Rios centro-sul do Rio de Janeiro. Alexandre Batista bateu um papo virtual sobre “Hábitos de valor para uma vida financeira saudável”, com os alunos da UNISUAM.

Ainda no dia, 11/11, Leonardo Lima realizou uma palestra na Cervejaria Imperial em Petrópolis, região serrana do estado. Durante o evento ele sorteou uma consultoria especializada, para o funcionário que mais arrecadou alimentos não perecíveis em uma ação interna da empresa.  

Antes da pandemia da Covid-19, as ações ocorriam totalmente presenciais, em estandes montados no Largo da Carioca, Centro do Rio de Janeiro. Na edição de 2020, por conta da pandemia a cooperativa promoveu apenas ações online para preservar a saúde de todos, através de lives e publicações nas redes sociais.

Mayara Vagueira, colaboradora da cooperativa e Voluntária Transformadora, destaca a importância de participar de iniciativas como estas: “ser voluntária é uma experiência incrível, pois a troca de energia e conhecimentos com outros voluntários e com o público é muito enriquecedora."

Mayara completa: “é muito gratificante poder promover a educação financeira de forma objetiva, simples e gratuita para diferentes públicos.”.

 

Fotos: Arquivo Pessoal

Legenda imagem de capa: As colaboradoras Andriele Magioli e Mayara Vagueira na plaestra para a TRANSA Transporte Coletivo em, 11/11.