null Projetos da cooperativa conquistam Selo Instituto Sicoob 2021

08/12/2021 07:00

Em novembro de 2021, os dois projetos sociais do Sicoob Cecremef, Ritmar e Brava Gente, receberam o Selo Instituto Sicoob por atividades prestadas as suas regiões. A autenticação valoriza as cooperativas Centrais e Singulares Sicoob, que desenvolvem ações para promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades.

Para receber o selo, os projetos devem realizar práticas que beneficiem a população da região em que atuam. O instituto procura reconhecer atividades que proporcionem cooperativismo, educação financeira, empreendedorismo, meio ambiente, trabalho e geração de renda, assistência social, entre outros. 

Ritmar, é um projeto de ginástica rítmica e Brava Gente de teatro, ambos atuam em Angra dos Reis, município litorâneo do Rio de Janeiro. As iniciativas atingem principalmente os jovens de Parque Mambucaba, Mambucaba e Praia Brava, levando cultura e educação. Antes dos projetos existirem, os cooperados que vivem nestas áreas sentiam falta de algo que tirasse esses jovens da ociosidade, que apresentasse novos horizontes. 

A partir dessa ausência, as ações foram criadas e hoje oferecem mais que lazer para a população, também contribuem com cultura, educação e profissionalização. O Ritmar já contou com o apoio de sete professoras, sendo três ex-alunas. Dentre elas se destaca a atual treinadora Thábata Dias, que foi aluna do projeto e ministra as aulas há um ano.

No Brava Gente, seis alunos já tiraram o DRT, um atestado de capacitação profissional emitido pelo SATED – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões. Emily Passos e João Francisco Barreiro, são dois talentos revelados pelo projeto que já atuam profissionalmente. João, já atuou em diversos trabalhos entre teatro e televisão, em especial a minissérie “Filhos da Pátria”, da Rede Globo. Em 2019, Emily ficou cartaz com a peça “Status” no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca zona oeste do Rio. 

Mina Fiszman, diretora social da cooperativa comemora a conquista dos selos, para ela o símbolo traz reconhecimento e credibilidade para as iniciativas. Mina também enfatiza a importância de manter projetos sociais que fazem a diferença: “Para o Sicoob Cecemef, é uma honra ter nossos projetos reconhecidos, dentro dessa filosofia de ajudar a sua comunidade, de desenvolver e formar profissionais.” 

Durante a pandemia, Ritmar e Brava Gente atuaram de maneira remota para preservar a saúde de todos os envolvidos com as causas. Para 2022, a projeção é de retomada total das aulas presenciais de ambos os projetos a partir de fevereiro, seguindo todas as normas de segurança do município de Angra dos Reis
 

Fotos: Arquivo Pessoal

Legenda da imagem 1: diretora do Projeto Brava Gente, Lucya Rocha e seus alunos. 

Legenda da imagem 2: treinadora Thábata Dias e os alunos do projeto Ritmar.