null Veja 5 dicas para usar o seu 13º salário de forma inteligente

24/11/2021 14:05

Os últimos meses do ano chegaram e a expectativa para o recebimento do décimo terceiro gera grande euforia em muitos cooperados. Apesar do benefício ter o objetivo de injetar dinheiro na economia, não saber como usar o 13º salário pode custar muito caro, principalmente agora, quando o país passa por uma crise econômica. 

Gastar todo o dinheiro com presentes ou em festas talvez não seja uma das melhores decisões a serem tomadas. A melhor maneira de dar um destino inteligente a essa quantia é manter a calma, evitar o impulso e buscar por conhecimento. 

Confira a seguir 5 dicas para tomar boas decisões em relação a seu 13º salário.  

Livre-se das dívidas 

A primeira dica de como usar seu 13º salário é quitar as dívidas – caso você possua alguma. Ao logo do ano pode ter acontecido imprevistos que geraram gastos e parcelamentos recorrentes, então agora é a hora de renegociar dívidas e colocar as contas em ordem. Ao adiantar o pagamento de contas com valor do décimo terceiro, você consegue aliviar a preocupação dos lançamentos futuros e entrar no Novo Ano de uma forma mais tranquila, mais consciente em relação às finanças e no azul. 

Planeje-se 

O final do ano é o momento certo para isso. Se por acaso deixou de investir em educação financeira ao longo de 2021, com o 13º salário pode ser o momento de fazer esse controle. Não precisa esperar a virada do ano para se organizar, comece desde já. E não esqueça de se orientar com as dicas de educação financeira do Sicoob Cecres.  

Compre à vista 

Parcelamento só se não tiver opção. Lembre-se de que nesses últimos meses do ano as lojas costumam conceder descontos para os pagamentos à vista. Além disso, o pagamento à vista evita que você comprometa seus ganhos ao longo dos próximos meses. Então, essa é a opção mais indicada para manter o controle e não comprometer outros compromissos que surgem no início do ano. 

Fique de olho nos compromissos de 2022 

Se não tem dívidas para quitar e nem preocupações com as festas ou presentes para o final do ano, esse dinheiro pode auxiliar nos compromissos do ano que vem pela frente. Então, se você tem dúvidas sobre como usar o 13º salário, esse pode ser um bom destino. Os primeiros meses do ano não trazem somente boas expectativas, mas também muitas despesas. 

Destine um valor para investimentos 

Guardar o décimo terceiro pode ser uma boa opção, mas o ideal é aplicá-lo em ativos e produtos financeiros. Mesmo que você não tenha destino para o valor recebido, deixá-lo na conta parado não costuma ser a melhor opção. O Sicoob Cecres oferece alternativas de investimentos alinhadas aos seus objetivos pessoais, assim você mantém o dinheiro trabalhando para você, seja no curto, médio ou longo prazo. 

Confira dicas de educação financeira e muito mais através do nosso quadro “Faz a Conta” no Youtube.