null Dia Mundial da Limpeza: Sicoob Rondon realiza ações voluntárias

06/10/2020 11:34

 

Coleta de lixo, descarte de aparelhos eletrônicos e geração de renda fizeram parte das ações pelo Dia Mundial da Limpeza, a maior mobilização de limpeza voluntária do planeta.

O Sicoob Central Rondon e suas singulares de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, participaram pelo terceiro ano consecutivo desta sensibilização, que tem como objetivo a conscientização sobre o descarte correto de resíduos e limpeza do meio ambiente. No país, a ação é articulada pelo Instituto Limpa Brasil e Teoria Verde, que contou com o apoio de colaboradores e voluntários das agências Sicoob.

De acordo com a presidente do Sicoob Central Rondon, Aifa Naomi, a mobilização das equipes nas agências foi surpreendente, o que resultou em um volume significativo de material recolhido. Em 2020, devido às restrições de aglomerações, a campanha passou por adaptações, chegando à ação #eucuidodomeuquadrado, cujo objetivo é estimular pequenas ações no dia a dia de líderes e voluntários, seja em casa ou no ambiente de trabalho.

“Notamos a coleta, principalmente, de produtos eletrônicos, pois muitas vezes as pessoas não sabem onde descartar quando estragam. Dentro das limitações que tínhamos, em virtude das medidas de distanciamento social, conseguimos concluir um trabalho bem interessante”.

Além da questão ambiental, outro objetivo da ação é a geração de renda de associações, cooperativas e empresas que trabalham com a destinação de lixo. O Diretor Executivo do Sicoob Central Rondon, Clademir Salmória, explica que o descarte adequado de resíduos pode contribuir economicamente com a sociedade.

“Um material que até então seria descartado na natureza pode ser transformado em riqueza. Com isto, algo que seria nocivo ao meio ambiente é uma ferramenta para geração de renda. A conscientização sobre isso muda a nossa visão a respeito da importância da coleta seletiva e cuidados com o meio ambiente”, completa o Diretor.

Participaram das ações de divulgação e sensibilização pelo Dia Mundial da Limpeza colaboradores do Sicoob Centro Sul MS, Sicoob Integração - que realizou também a arrecadação interna de roupas e brinquedos e coleta de embalagens de desodorantes para apoio ao Projeto LUNAAR, que cuida de animais de rua; Sicoob União MT/MS, que promoveu a coleta de resíduos eletrônicos entre colaboradores e Central Rondon – que alinhou a ação ao seu  Programa de Sustentabilidade e promoveu durante a semana de 08 a 18 de setembro, uma grande coleta de reciclados com resíduos da empresa, bem como, possibilitou que seus funcionários também trouxessem seus resíduos de casa para serem destinados de forma correta.