null Associados do Sicoob MaxiCrédito podem fazer investimento no Tesouro diretamente

03/11/2021 14:53

Cooperados podem fazer a compra e venda de títulos pelo Aplicativo Sicoob

As cooperativas de crédito têm ampliado o leque de produtos e serviços ofertados para os associados. Recentemente, o Sicoob MaxiCrédito, por intermédio do Sistema Sicoob, passou a ofertar a opção de investimento no Tesouro Direto. Associados da cooperativa que desejarem podem fazer todo o processo de compra e venda de títulos do Tesouro no Aplicativo Sicoob.

“A gente entende que a diversificação de carteira é muito importante para os investidores, então o nosso objetivo é oferecer mais uma boa opção de investimentos para os nossos associados”, afirma Claudinei Trevelin, analista de Investimento do Sicoob MaxiCrédito.

A aplicação financeira em Tesouro Direto, é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido para venda de títulos públicos federais de forma 100% on-line. Lançado em 2002, o Programa surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos.

Na prática, ao fazer um investimento no Tesouro Direto, a pessoa empresta dinheiro para o governo para que ele pague suas dívidas, invista em obras, projetos e afins. Após o vencimento desses títulos, o governo devolve o valor investido acrescido de juros.

Essa opção de investimento é considerada a de menor risco de mercado no Brasil. Isso porque existe o chamado risco soberano e quem garante os títulos é o próprio governo. “Se o Tesouro quebrar, é porque o Brasil todo já quebrou”, comenta Nathalia Arcuri, em um de seus vídeos no canal Me Poupe!, do YouTube.

O investimento no Tesouro Direto é permitido para qualquer pessoa que possua um documento de CPF. Os títulos possuem um valor pré-definido, mas há a possibilidade de compra em frações, com percentual mínimo de 0,01%, o equivalente a R$ 30 aproximadamente.

Sobre o rendimento incide a tributação do Imposto de Renda, com a utilização da alíquota da tabela regressiva. Além disso, os cooperados que investirem em títulos públicos por intermédio do Sicoob, não terão cobrança de taxa de administração, apenas a taxa de custódia de 0,25% ao ano, da Bolsa de Valores do Brasil (B3), que é quem opera o programa.

No site do Tesouro Direto podem ser feitas simulações de investimento nos mais variados títulos.

Fonte: Sicoob MaxiCrédito – Assessoria de Comunicação.