null Tesouro Direto: conheça o que é e como investir

27/10/2021 10:16

Associados do Sicoob MaxiCrédito agora podem fazer investimento no Tesouro diretamente no aplicativo da instituição

 

O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido para venda de títulos públicos federais de forma 100% online. Lançado em 2002, o Programa surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos. 

Na prática, ao fazer um investimento no Tesouro Direto, você está emprestando dinheiro para o governo para que ele pague suas dívidas, invista em obras, projetos e afins. Após o vencimento destes títulos, o governo devolve o valor investido acrescido de juros. 

Essa opção de investimento é considerada a de menor risco de mercado no Brasil. Isso porque existe o chamado risco soberano e quem garante os títulos é o próprio governo. “Se o Tesouro quebrar, é porque o Brasil todo já quebrou”, comenta Nathalia Arcuri, em um de seus vídeos no canal Me Poupe!, do YouTube.

Com uma filosofia voltada para a proximidade das pessoas e crescimento conjunto, as cooperativas financeiras têm ampliando o leque de produtos e serviços ofertados para os associados. Recentemente o Sicoob MaxiCrédito, a partir do sistema Sicoob, passou a ofertar essa opção de investimento no Tesouro Direto. Associados da cooperativa que desejarem, podem fazer todo o processo de compra e venda de títulos do Tesouro no Aplicativo Sicoob.  

“A gente entende que a diversificação de carteira é muito importante para os investidores, então o nosso objetivo é disponibilizar mais uma boa opção de investimentos para nossos associados”, afirma Claudinei Trevelin, analista de investimento do Sicoob MaxiCrédito.


Investimento no Tesouro Direto pelo app Sicoob

Em julho de 2021, o total de investidores ativos no Tesouro Direto, aqueles que atualmente estão com saldo em aplicações no programa, atingiu a marca de 1,6 milhões de pessoas, um aumento de 38,7 mil investidores no mês. Já o número de investidores cadastrados no programa aumentou em 454,5 mil, crescimento de 53,58% em relação a julho de 2020, atingindo a marca de 11,9 milhões de pessoas segundo o site gov.br 

 

Quem pode investir e quanto 

O investimento no Tesouro Direto é permitido para qualquer pessoa que possua um documento de CPF. Os títulos possuem um valor pré-definido, mas há a possibilidade de compra em frações, com percentual mínimo de 0,01%, o equivalente a R$ 30 aproximadamente. 

Sobre o rendimento, incide a tributação do Imposto de Renda, onde é utilizada a alíquota da tabela regressiva. Além disso, os cooperados que investirem em títulos públicos pelo Sicoob, não tem nenhuma taxa de administração, apenas a taxa de custódia de 0,25% ao ano, da Bolsa de Valores do Brasil (B3), que é quem opera o programa.  

 

Tipo de Títulos Públicos 

Existe três tipos de Títulos Públicos: o Prefixado, o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA. Entenda cada um deles:

Prefixado: Os títulos prefixados são aqueles que têm taxa de juros fixa, ou seja, você já conhece no momento do investimento. É o investimento ideal para quem quer saber exatamente o valor que receberá ao final da aplicação, no vencimento do título. 

Tesouro Selic: Os títulos Tesouro Selic são títulos pós-fixados que possuem rentabilidade atrelada à Taxa Selic - taxa básica de juros da economia -. O rendimento dele varia diariamente, conforme a oscilação da taxa Selic. 

Tesouro IPCA+: Esse título é uma opção de garantir o poder de compra do brasileiro, porque a sua rentabilidade está atrelada à inflação, o que faz com que ele tenha um rendimento igual à variação da inflação + uma taxa prefixada de juros. Quanto mais distante for o prazo do título, mais o Tesouro paga.


Alguns dos títulos disponíveis no site do Tesouro Direto (Fonte: tesourodireto.com)

Vale destacar que, que para nas três modalidades o mais indicado é não resgatar antes do vencimento, mas no Tesouro Selic o risco é menor. Em caso de resgate antecipado, a operação ocorre com os preços e taxas de mercado no momento do resgate.

No site do Tesouro Direto pode ser feito simulações de investimento nos mais variados títulos.