null Governo Federal conhece as riquezas da Serra da Canastra

20/10/2021 12:24

As riquezas naturais, culturais e as potencialidades econômicas da região da Serra da Canastra foram enaltecidas no último dia 18/10 pelo presidente da república, Jair Bolsonaro durante a cerimônia de lançamento da “Jornada das águas”, realizada em São Roque de Minas. O projeto prevê investimentos na ordem de 5,8 bilhões de reais voltados para revitalização das bacias, construções e infraestrutura. Na ocasião, o presidente esteve acompanhado de uma comitiva composta por ministros, senador, secretários, deputados e autoridades federais e estaduais.

O presidente do SICOOB Saromcredi, João Carlos Leite, recepcionou Bolsonaro e sua comitiva em sua propriedade “Roça da Cidade” com um típico café mineiro e queijos de alta qualidade. Ele participou do evento de lançamento da Jornada das Águas e dos atos governamentais, dentre eles a inauguração simbólica da Mestraria Canastra, considerada a primeira escola de mestres queijeiros de leite cru do Brasil, que conta com investimentos do governo federal, através da Codevasf. A escola está dentro dos programas e projetos dos quais o SICOOB Saromcredi investe e acredita como estratégias de desenvolvimento econômico e social dos municípios onde atua. Uma prática que acontece desde sua fundação, cumprindo o propósito cooperativista de atuar como verdadeiro agente do desenvolvimento local.

No primeiro ato da passagem governamental à Região da Serra da Canastra, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho e o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Leite estiveram na nascente do rio São Francisco e, em seguida, participaram do evento de lançamento junto ao presidente Jair Bolsonaro.

Além de comprovar a abundância hídrica da região, a comitiva pôde conhecer de perto uma das maiores riquezas da Canastra: os queijos, muitos deles premiados em concursos internacionais. O presidente do SICOOB Saromcredi e da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), João Carlos Leite, aproveitou o momento para apresentar as variações nos sabores e texturas de acordo com o tempo de maturação e reforçou a alta qualidade do produto mais popular da Canastra e gerador de riquezas. “Para nós é um prazer receber os representantes do Governo Federal e mostrar nossa cultura e a qualidade dos produtos feitos na Canastra. O queijo é apenas início de tudo isso. Temos muitos outros projetos pela frente”, diz Leite.  

A comitiva esteve também na Mestraria Canastra, onde o ministro Rogério Marinho, João Carlos Leite, o senador Carlos Viana, o presidente da Codevasf Marcelo Andrade, o secretário de desenvolvimento econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, o prefeito de São Roque Onésio Andrade e demais autoridades descerraram uma placa alusiva à inauguração.

Comitiva continua percorrendo Minas e Nordeste

De acordo com o planalto, o presidente Jair Bolsonaro, acompanhado de uma comitiva composta por ministros, senadores e deputados, vai percorrer diversos estados cortados pelo Rio São Francisco e fazer anúncios e entregas de obras na região do semiárido. O roteiro segue durante dez dias pelos nove estados do Nordeste, e será finalizado em Propriá, em Sergipe, no dia 28 de outubro.