null Sicoob Credip utiliza energia renovável

13/10/2021 16:16

Cooperativa contratou serviços de uma usina fotovoltaica para abastecer com energia solar seus 27 pontos de atendimento em Rondônia. Iniciativa vai gerar economia e sustentabilidade.

Pensando em reduzir custos e contribuir com a preservação do meio ambiente, a Sicoob Credip contratou serviços de uma usina fotovoltaica para abastecer com energia solar seus 27 pontos de atendimento em Rondônia. A usina, que fica em Vilhena (RO), tem capacidade de gerar 157 MWh, o suficiente para suprir a demanda de energia das agências.

De acordo com o gestor de projetos, Cleiton Fernandes Guimarães, a energia gerada pela usina por meio de placas fotovoltaicas é injetada na rede da concessionária Energisa e convertida em créditos, que são abatidos nas contas de energia das unidades da Cooperativa.

“Com essa contratação, estimamos uma economia de aproximadamente 15% nas contas de energia dos nossos pontos de atendimento. Além disso, a utilização de energia limpa contribui para o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades, garantindo a preservação do meio ambiente e fortalecendo o setor de geração de energia fotovoltaica do nosso estado”, disse Cleiton.

A Cooperativa vinha estudando a utilização da energia solar há alguns anos, mas a construção de uma usina ou a implantação de placas solares exigiria muito investimento. Em 2020, foi fechado o contrato de locação com prazo de cinco anos com a usina, mas devido os desdobramentos documentais e técnicos apenas em agosto deste ano é que os pontos de atendimento começaram a utilizar a energia solar.

“A opção de alugar uma usina solar e a geração distribuída, é regulada pela ANEEL, através da Resolução 687 de 24 de novembro de 2015.” Para a Cooperativa, essa modalidade de locação é mais vantajosa, isso porque não precisamos investir na compra de painéis solares e também não teremos despesas com manutenções. É uma forma de economizarmos na conta de energia e manter recursos na Cooperativa”, destacou o gerente de projetos.

A Sicoob Credip é uma cooperativa de crédito que atua nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo são 41 pontos de atendimento físicos e um digital que atendem a mais de 80 mil cooperados. Por enquanto, apenas as agências de Rondônia estão utilizando a energia fotovoltaica, mas já estão sendo feitos estudos de viabilidade para implantação nas demais unidades.