null Tesouro Direto: já pensou em investir em títulos públicos?

24/09/2021 15:08

De uns anos para cá, o Tesouro Direto passou a atrair milhares de brasileiros e se tornou um dos recursos mais utilizados entre os investidores que buscam dar o primeiro passo para fora da tradicional caderneta de poupança. Mas isso não significa que o Tesouro Direto é coisa de investidor iniciante ou conservador. Na verdade, pode ser um bom instrumento para uma estratégia de diversificação e proteção.

O Tesouro Direto é um programa criado em 2002 pelo Tesouro Nacional – órgão responsável pela gestão da dívida pública – para permitir que pessoas físicas comprem papéis do governo federal pela internet. Em outras palavras, pode-se dizer que ao comprar um título do Tesouro Direto o investidor está emprestando dinheiro ao governo.

O Tesouro Direto tornou-se popular por ser uma das modalidades de investimento mais democráticas, pois permite fazer aplicações com valores muito baixos, além de oferecer liquidez diária para todos os papéis. Na plataforma do Tesouro Direto, há várias opções de títulos públicos à venda para perfis diferentes de investidor. É possível escolher diferentes indexadores, prazos de vencimento e fluxos de remuneração.

Os tipos de títulos à venda

A escolha do melhor título público para você segue os mesmos pressupostos de qualquer outro investimento. O primeiro passo é definir o prazo em que você pode – ou quer – deixar o dinheiro investido e o nível de risco que está disposto a correr. Há três grupos de títulos públicos à venda no Tesouro Direto: prefixados, pós-fixados e híbridos.

Nos prefixados, no momento da compra você sabe exatamente quanto vai receber de retorno, desde que faça o resgate apenas no vencimento do título.
Já nos papéis pós-fixados, você conhece os critérios de remuneração, mas só saberá o retorno total do investimento no momento do resgate, uma vez que esses papéis são atrelados a um indexador que pode variar. Nos híbridos, parte da remuneração é definida no momento da compra e o restante atrelado à variação da inflação.

Esse e mais investimentos você encontra de forma fácil e prática no nosso aplicativo. Baixe aqui!