null Sicoob Oestecredi chega aos 36 anos consolidado e com projeção de expansão no Rio Grande do Sul

14/09/2021 14:03

A cooperativa foi fundada por 32 agricultores em 1º de fevereiro e iniciou as atividades em 13 de setembro de 1985, em Palmitos (SC)

Com o desafio de difundir o modelo cooperativo, conquistar a confiança dos cooperados e da comunidade, o Sicoob Oestecredi iniciou oficialmente as atividades em 13 de setembro de 1985, no município de Palmitos (SC). Desde então, a cooperativa vem promovendo o desenvolvimento econômico, social e profissional dos cooperados e das comunidades onde está inserida.

Fruto do seu crescimento reflete hoje em ativos, cooperados, colaboradores, e agências físicas com projeção de expansão no Rio Grande do Sul. Atualmente, a cooperativa possui R$ 786,8 milhões em ativos totais, mais de 31,5 mil cooperados, 204 funcionários, 12 agências físicas e uma agência digital. Oito agências estão na região Oeste de Santa Catarina e quatro no Rio Grande do Sul. Em breve, serão inauguradas as agências de Giruá, Palmeira das Missões, São Luiz Gonzaga e Catuípe, todas em território gaúcho. 

A cooperativa sempre manteve a valorização dos seus cooperados como seu maior diferencial em relação às demais instituições de crédito. Por isso, investe em treinamentos para aprimorar cada vez mais a qualificação profissional e o bem-estar das suas equipes. Todos os funcionários são qualificados constantemente para prestarem um serviço de qualidade e, consequentemente, melhor atender aqueles que buscam o sistema.

“Nossa missão, ao longo dessas três décadas, foi e continua sendo a de promover o desenvolvimento econômico, social e profissional dos cooperados e da comunidade em que estamos inseridos, seja através da implementação de políticas financeiras ou prestação de serviços. Acredito na força do cooperativismo e os resultados alcançados pela cooperativa, mesmo com a pandemia, provam que estamos no caminho certo e cuidando bem dos nossos cooperados”, disse o presidente da cooperativa, Lauri Inacio Slomski.

Para a diretora Operacional do Sicoob Oestecredi, Eliana Berlt, o cooperativismo é sua paixão. "Meu sentimento é de gratidão por tudo o que o Sicoob me proporcionou. Fazer parte de um dos maiores sistemas de cooperativas financeiras do Brasil é um orgulho imenso. Vejo que o Sicoob Oestecredi, nesses 36 anos, contribuiu com o desenvolvimento econômico e social das comunidades, promovendo justiça financeira e sustentabilidade na vida das pessoas", afirmou.

Um pouco da história
O Sicoob Oestecredi foi fundado por 32 agricultores em 1º de fevereiro de 1985, na cidade de Palmitos (SC). Em meio às dificuldades de se obter financiamentos para o meio rural, com organização e coragem, os agricultores reuniram um valor significativo para fundar a cooperativa, sendo que no dia 13 de setembro do mesmo ano, foi iniciada oficialmente as atividades na comunidade. 

Na época, foi denominada Cooperativa de Crédito Rural Arco Íris Ltda, surgindo junto à cooperativa de produção, que custeou a sala, os móveis, equipamentos e funcionários até dezembro de 1986. Mais tarde, em 1999, foi adquirida uma sala para a sede, onde o Sicoob funcionou até o ano de 2013. Em agosto de 2000, a área de atuação foi expandida quando o Sicoob Oestecredi assumiu a incorporação da Cooperativa de Crédito Rural Santa Lúcia – Credilúcia, que possuía sede no município de Descanso (SC).

Ao longo de três décadas, o Sicoob Oestecredi contou com a gestão de diretorias que atuaram com organização e transparência, tendo como presidentes: Leonir Roque Dacroce, Helvino Heliberto Hoppe e Lauri Inácio Slomski. 

O Sicoob Oestecredi (na época ainda com outro nome) foi um dos fundadores da atual Cooperativa Central de Crédito de Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Sicoob Central SC/RS), no dia 8 de novembro de 1985.

Fonte: Sicoob Oestecredi –Assessoria de Comunicação e Marketing.