null Sicoob Creditaipu inicia primeira turma do Programa Mulheres Cooperativistas

13/09/2021 08:52

O Sicoob Creditaipu iniciou na última sexta-feira (10) a primeira turma do Programa Mulheres Cooperativistas. Realizado nas dependências da agência de Serra Alta, 31 mulheres participam da jornada de formação cooperativista e empoderamento feminino. O programa é uma parceria da cooperativa com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC).

As boas-vindas foram do gerente da agência de Serra Alta, Paulo Roberto Zamingnan e do presidente do Sicoob Creditaipu, Carlos Alberto Utzig. “É grande a satisfação em conseguir realizar nossa primeira turma após momentos turbulentos que passamos com a pandemia. Mesmo com os seus afazeres, dezenas de mulheres deixaram seus lares para agregar conhecimento e criar vínculos ainda mais fortes com o cooperativismo. Em nome de todo o Conselho de Administração, agradecemos a cada uma que aqui se fez presente”, disse Utzig.

O programa é composto por quatro módulos, com 74 horas de treinamento, além da Sensibilização (primeiro contato das mulheres com o programa) e a formatura. O principal objetivo é capacitar as mulheres para participarem ativamente do quadro social da cooperativa, além de fomentar a importância do protagonismo feminino, expondo termos e dados importantes sobre empreendedorismo cooperativo e liderança.

O instrutor e idealizador do programa, Ney Guimarães, que abriu os trabalhos, disse que “o programa olha para as pessoas e para o empreendimento cooperativista. Ele nasceu para oferecer oportunidades às associadas ou filhas de associados, que recebem uma formação técnica, humana e cooperativista, levando as participantes a compreenderem a essência e a filosofia do movimento cooperativista. E, ao mesmo tempo, sendo provocadas a olharem mais para si, como mulheres protagonistas dentro do sistema cooperativista”.

O próximo encontro será realizado no final de setembro, com o instrutor Eliseu Hoffmann, que irá coordenar o módulo de Educação Cooperativista. A formação se estenderá até o final do ano, findando com a formatura.

Fonte: Sicoob Creditaipu – Assessoria de Comunicação.