null Cooperativa integra parceria para desenvolvimento turístico em Resende Costa

03/09/2021 13:27

Sicoob Credivertentes estreita laços repetindo apoio a setor que transformou São Tiago na Terra do Café com Biscoito 
 

O nome oficial da cidade é São Tiago. Mas quando o assunto é Economia e Turismo, a identificação vira outra, Terra do Café com Biscoito. Todos os anos, aliás, 60 mil pessoas passam pelo festival da cidade, com degustação e negócios em praça pública, desde a década de 1990.

Mais do que apoiador e patrocinador, o Sicoob Credivertentes foi um dos idealizadores da ação, um case importantíssimo do poder da União. Exatamente por isso, a Cooperativa de Crédito sinalizou positivamente, agora, para outra proposta: a de impulsionamento turístico em Resende Costa, também no Campo das Vertentes.

O movimento, realizado pela Associação Empresarial e Turística do município (Asseturc), também tem o apoio do Sebrae e da Prefeitura local. Com seminário e reuniões realizadas pelo grupo ao longo de agosto, a meta agora é promover um mapeamento completo do potencial turístico resende-costense. 
 

Oferecer mais

Reza a lenda que em Resende Costa (antigo Arraial das Lajes), cidade a 180km de Belo Horizonte, toda casa tem um tear. É que por ali produtos manuais e únicos têm história, tradição e impacto econômico. 

Segundo os Autos de Devassa da Inconfidência Mineira, Padre Toledo já mantinha uma peça para tecer, nas Lajes, ainda no século XVIII. Costume que já se mantinha entre os residentes e que, ao longo do tempo, chegou a um patamar robusto no mercado. Hoje, 70% da população economicamente ativa se dedica ao artesanato em algum nível, movimentando R$ 6 milhões anuais em Resende Costa. Cifras que vêm de variedade extensa de produtos, indo dos típicos tapetes a peças de decoração. Não por outro motivo, a localidade foi reconhecida oficialmente, em janeiro deste ano, como a Capital Mineira do Artesanato Têxtil. 

Agora, no entanto, empreendedores e moradores locais querem ir além. Mais do que arte na vitrine, a cidade quer ofertar hospedagem, gastronomia e opções de cultura, lazer a quem passa por lá. Daí a união de diferentes entidades visando implementar um projeto de impulsionamento e desenvolvimento desses setores. “O Campo das Vertentes tem, além de atrativos excepcionais, a vantagem da proximidade entre os municípios. O turista pode chegar e fazer uma maratona histórica, culinária, de arte e eventos com praticidade. Assim, o que todos desejamos é que Resende Costa possa integrar esse circuito virtuoso com estrutura completa. É, de fato, um ato cooperativo em prol de diferentes setores”, explica o diretor executivo-financeiro do Sicoob Credivertentes, Luiz Henrique Garcia. 

Algo semelhante comentou o secretário resende-costense de Turismo, Artesanato e Cultura, André Eustáquio, em entrevista ao Jornal das Lajes, salientando ainda a importância de parcerias público-privadas: “O Turismo é uma atividade coletiva que gera renda, emprego e aquece a economia. Daí, portanto, a necessidade vital de termos ao nosso lado os empreendedores, comerciantes e empresários”. 
 

Planos

O caminho para a implantação do projeto de desenvolvimento turístico é longo. Mas já deu passos importantes. O próximo, previsto para início ainda neste semestre, é o mapeamento dos potenciais locais em diferentes eixos, incluindo um inventário, um estudo de atrativos e uma pesquisa de tendências e vocações em Resende Costa. Transferência de tecnologias e capacitação profissional de agentes também devem ocorrer.