null Instituto Sicoob e Ciee/SC firmam acordo de cooperação técnica

01/09/2021 17:37

Assinatura do acordo ocorreu durante transmissão ao vivo que reuniu diversos dirigentes das duas instituições

O Instituto Sicoob e o Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina (Ciee/SC) assinaram no dia 1º de setembro, durante uma live, um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições. 

O objetivo é promover ações educacionais conjuntas, especialmente para a realização de cursos, fóruns, debates, workshops e outros eventos, destinados ao público atendido pelo Ciee/SC. Além disso, as duas instituições vão buscar o contínuo aprimoramento de ações e atividades conjuntas decorrentes do acordo.

O presidente do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, disse que “o que nos une é uma ambição civilizatória, de construir uma sociedade com mais justiça social, criando oportunidades para que os jovens possam desenvolver todas as suas potencialidades e caminhar na direção de um futuro mais próspero e cooperativo”. Essa “comunhão de propósitos”, acrescentou, “vai ajudar milhares de jovens a enfrentar os desafios da vida”. 

Para o superintendente do Instituto Sicoob, Luiz Edson Feltrim, as duas instituições “têm propósitos coincidentes”, entre eles o de “levar educação financeira, cooperativa e empreendedora com sustentabilidade”. Para isso o Instituto possui várias ações, entre elas o programa “Se Liga, Finanças”, que ensina os jovens a se tornarem cidadãos conscientes no uso dos recursos financeiros.

O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, comparou a situação do Brasil com outros países e disse que “somos referência para muitos deles justamente pelo trabalho de aproximação com os jovens, buscando perenizar o modelo cooperativista”. O dirigente citou pesquisa sobre dívidas contraídas por jovens na faixa etária dos 25 aos 29 anos e de como é importante o trabalho que o Instituto Sicoob vem desenvolvendo, e que agora será impulsionado pelo acordo com o Ciee/SC. “Temos um bom caminho pela frente e esperamos colher ótimos resultados, contribuindo com um futuro mais promissor para os jovens e suas comunidades”, afirmou.

Luiz Carlos Floriani, presidente do Ciee/SC, disse que é “um apaixonado pela inclusão financeira”, citando a sua participação em várias organizações, “sempre procurando apoiar o pequeno produtor”. Disse que conheceu o sistema italiano de cooperativismo e que tem grande admiração por esse modelo de negócios, que privilegia a inclusão financeira e social. Acrescentou que o Sicoob e o Ciee/SC são instituições “indutoras de desenvolvimento e inclusão” e que o acordo será muito importante para oferecer mais oportunidades à juventude. “Queremos que os jovens, além de produzirem a sua renda, saibam administrar os recursos para garantir um futuro mais seguro e auspicioso”, e que daqui a um ano, “já tenhamos bons resultados para comemorar”.

Também participaram da transmissão ao vivo o superintendente executivo do Ciie/SC, Marcelo Firmino Vaz e a diretora Administrativa do Sicoob Central SC/RS, Elisete Cavalieri – além das equipes de apoio das duas instituições. Elisete e Marcelo serão os responsáveis por implementar as ações previstas no acordo assinado. A diretora do Sicoob disse que a missão vai começar imediatamente e fez um chamado à participação das Pessoas de Apoio Estratégico do Instituto Sicoob para incrementar a parceria.

Sobre o Instituto Sicoob
Criado em 2004 e com expansão para todo o Brasil a partir de 2018, o Instituto Sicoob tem por objetivo interagir com as políticas e dinâmicas do sistema Sicoob, por meio de ações conjuntas e integradas com as cooperativas, e na formação de voluntários cooperativos para promover o desenvolvimento local. A instituição desempenha programas e projetos dentro de três eixos: cooperativismo e empreendedorismo; cidadania financeira; e desenvolvimento sustentável.

O Instituto Sicoob tem como missão difundir a cultura cooperativista e contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Entre os seus objetivos estratégicos estão o de disseminar a cultura cooperativista; desenvolver líderes comunitários com cultura cooperativista empreendedora; e contribuir para o desenvolvimento sustentável e da cidadania financeira. 

Além de se pautar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Instituto atua com base em princípios do cooperativismo, como o do “interesse pela comunidade” e o da “educação, formação e informação”. 

Sobre o Ciee/SC
O Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina – Ciee/SC é uma entidade de assistência social, sem fins lucrativos, de utilidade pública, com finalidade filantrópica e educacional, cuja missão é “oferecer à comunidade soluções que contribuam para a capacitação profissional de pessoas, visando a sua integração no mundo do trabalho”, como preceitua a Constituição Federal.

Iniciou suas atividades em Santa Catarina em 1984, tornando-se autônomo e verdadeiramente catarinense a partir de 2001. São mais de três décadas de atuação no estado, tempo marcado pela constante parceria entre empresas, escolas e sociedade. A cada ano milhares de jovens são beneficiados pelos programas.

Atualmente conta com 21 unidades operacionais, garantindo atendimento em todo território catarinense. O Ciee/SC acredita que a promoção da inclusão social do jovem no mundo do trabalho é fator decisivo para uma sociedade melhor, e está sempre em busca de parcerias que contribuam para alcançar esse objetivo.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com informações do Ciee/SC).