null Sicoob Credivertentes completa 35 anos de fundação

30/08/2021 17:05

Instituição com sede em São Tiago soma 28 mil cooperados em 20 agências físicas e na Conta Digital

“Chamavam de ‘tamborete’”, conta Donato Rocha, membro-fundador da então Cooperativa de Crédito Rural Campos das Vertentes Ltda em 1986. O apelido era um trocadilho debochado em referência aos tradicionais bancos. 

E estava aí uma contradição: a pequena São Tiago, no interior mineiro, havia sido abandonada justamente pelas típicas empresas do ramo financeiro. “Atividades simples como receber o salário ou pagar uma conta exigiam viagens. Já poupar dinheiro era sinônimo de guardar tudo debaixo do colchão”, acrescenta João Pinto de Oliveira que, para transformar esse cenário, idealizou naquela época um projeto ousado: abrir uma cooperativa creditícia. A ele se juntaram outros 21 são-tiaguenses – e foi assim que, ora contrariando normas vigentes, ora superando a desconfiança popular, teve início a história do Sicoob Credivertentes, instituição que completa 35 anos nesta sexta, 27.

Diferente de três décadas e meia atrás, ela congrega hoje 28 mil cooperados em 20 agências físicas, sendo 19 instaladas em distritos e municípios do Campo das Vertentes. Há, ainda, um Ponto de Atendimento (PA) na área central de Belo Horizonte e a Conta Digital.


Celebrações

Com tanto a se comemorar, as equipes de todos os PAs prepararam pequenos mimos para seus associados entre brindes e quitutes. Todos produzidos por empreendedores locais.  
Além disso, conselheiros e diretores promoveram uma transmissão via Moob para se comunicarem, simultaneamente, com todos os colaboradores. Discursos e agradecimentos também foram levados a mais de 6 mil seguidores do Sicoob Credivertentes via redes sociais. “Nossa gratidão às pessoas que acreditaram na filosofia cooperativista e que seguem apoiando, junto conosco, essa jornada de Justiça Financeira, de consistência e autonomia a toda a região”, disse João Pinto de Oliveira, presidente do Conselho de Administração. 


Recomeços
 


A fala de Oliveira reverbera depoimentos de cooperados como Sérgio Marcos Teodoro, de Resende Costa. Dono do Supermercado Nossa Senhora da Penha, ele viu seu negócio e seus sonhos virarem cinzas após um incêndio no imóvel. “Fiquei sem chão e sem rumo por três dias inteiros. Nada me consolava”, explica.

E continua: “Depois percebi que precisava enxugar a lágrima e seguir em frente. O Sicoob foi essencial porque, lá, fui tratado como família. Consegui um financiamento, me reergui, reabri as portas e, acima de tudo, vi dezenas de pessoas tranquilas com seu emprego de volta”.
Quem também recomeçou foi o casal Flávia e Vilson Lara, de São Tiago. Há cerca de cinco anos, ambos estavam decididos a encerrarem atividades no Recanto da Siriema, sítio voltado à Pecuária Leiteira em São Tiago. Mas um convite para participarem do Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) mudou tudo.

A iniciativa é realizada pelo Sicoob Credivertentes numa parceria com o Senar e já capacitou 260 produtores (que se tornaram empresários rurais) em 11 comunidades do Campo das Vertentes. “Nunca imaginei que veríamos nosso cantinho como um negócio. Isso só foi possível graças às ações da cooperativa”, diz Flávia. Atualmente, o Recanto da Siriema responde por 500 litros de leite vendidos diariamente a laticínios e padarias, fartura e crescimento de quase 300% em comparação a 2016. 

Para o também cooperado Emerson Caldeira, de Barbacena, relatos assim são sinais de “futuro próspero para todos”. Idealizador da destilaria e da cachaça Divina d’Minas, ele somou coragem ao suporte do Sicoob Credivertentes para tirar o projeto do papel no ápice da Pandemia. “Sem crédito, teria que adiar planos por um bom tempo. Mas ao contrário disso fui recebido, ouvido e apoiado pela instituição. Tive coragem e o Cooperativismo ao meu lado”, encerra.