null Aumento da taxa Selic sinaliza bom momento para se investir

26/08/2021 16:01

A Selic, taxa básica de juros da economia, deve fechar este ano em alta e chegar em 6,63% ao ano, conforme o boletim Focus do Banco Central do Brasil (BC). O relatório é atualizado semanalmente com a previsão para os principais indicadores econômicos. O propósito do Comitê de Política Monetária (Copom) de conter a inflação reflete no mercado de investimentos, tornando-os mais atrativos.

Desde março de 2021, existe um movimento de aumento gradual dos juros. De lá para cá, já foram aprovadas três elevações da taxa Selic pelo Copom. A última delas aconteceu no dia 16 de junho, quando por unanimidade foi tomada a decisão de aumento da taxa para 4,25% ao ano.

As principais consequências do aumento da taxa Selic são juros mais altos, aumento no custo do crédito e estímulo à poupança. Dessa forma, o dinheiro em circulação diminui, desacelerando o ritmo da economia. Isso ajuda a segurar a inflação, pois o consumo reduzido faz com que comerciantes precisem diminuir preços para estimular as compras e gerar receita.

 

Reflexo nos investimentos

O galope da inflação e o aumento da taxa básica de juros mudou o humor do investidor, que havia perdido interesse na renda fixa e acabou se aproximando do mercado de renda variável ao longo de 2020, quando a bolsa bateu recorde de valorização.

O movimento de alta no valor da taxa Selic pode ser encarado como um aliado do investidor conservador. A razão disso é que os investimentos em renda fixa acabam sendo favorecidos quando a taxa se eleva. A maioria desses papéis são atrelados a algum tipo de índice correlacionado à Selic e, com isso, rendem mais toda vez que a taxa sobe.

Ativos de renda fixa, como o RDC, se tornam mais atrativos com a alta na taxa básica de juros, principalmente aqueles ligados ao CDI, que acompanha de perto as porcentagens da Selic. Os ativos mais comuns atrelados ao CDI e que, portanto, beneficiam-se da alta da Selic são o Certificado de Depósito Bancário (CDB), a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e o Recibo de Depósito Cooperativo (RDC). A caderneta de poupança também é atrelada à taxa básica de juros; sendo assim, a alta da Selic aumenta o rendimento do dinheiro aportado nesse ativo.

Aproveite o momento favorável às aplicações e confira as opções de investimento que o Sicoob Cecres oferece para você construir um plano de carreira para seu dinheiro.

Acesse: https://www.sicoob.com.br/web/sicoobcecres/investimentos-voce