null Sicoob Credivertentes fecha parceria e promove capacitação digital de professores

30/07/2021 15:44

A digitalização do Ensino já era tendência nos últimos anos. De recursos multimídia aos edutubers (professores com canais próprios no YouTube), a expectativa era de que conteúdos em bytes ocupassem espaços cada vez maiores na troca de conhecimentos.

Em 2020, porém, a Pandemia causada pelo Coronavírus acelerou o “download” desse processo. A reboque do distanciamento social trazido pela crise sanitária, mais de 2,5 milhões de educadores do país trocaram as salas de aula por salas virtuais. E por mais conectados ou online que já fossem com redes sociais, por exemplo, essa mudança não foi tão simples.

Surgiu exatamente aí, nesse contexto, a parceria entre o Sicoob Credivertentes, de São Tiago (MG), e o Sicoob Sacomcredi, de São Roque de Minas. Embora cerca de 300km separem as sedes das duas instituições, o Cooperativismo as aproximou e teve como ápice a formação de 13 professores no Programa de Capacitação Digital SaromTech. O foco? Novos formatos e sistemas para lecionar via internet. Em agosto, a proposta chega à segunda etapa e, nela, os primeiros profissionais participantes atuarão como “multiplicadores”. Isto é, levarão tudo o que aprenderam a mais colegas do interior mineiro.


Parceria

A iniciativa do Sicoob Saromcredi integra o Movimento CoopEducação via Instituto ELLOS e já soma 1,7 mil professores formados junto a 62 escolas parceiras em Minas Gerais. Com esses resultados, e praticando o 6º princípio cooperativista, de Intercooperação, o Sicoob Credivertentes “importou” a proposta para sua área de atuação, que envolve 19 municípios interioranos e a capital, Belo Horizonte.

Assim, implementou um conjunto de atividades cooperativas promovendo incentivos culturais, socioambientais e profissionalizantes. “Estamos cumprindo o nosso papel de mobilização coletiva, desenvolvimento comunitário. Queremos, de maneira estratégica e entendendo os chamados sociais, atuar em tantos setores quanto possível”, explica o presidente do Conselho de Administração e membro-fundador do Sicoob Credivertentes, João Pinto de Oliveira.

De acordo com o assessor de Educação da instituição parceira, Leonardo Bernardes, a junção de forças foi gratificante. “Ao mesmo tempo em que houve mudança de mindset e partilha de novas tendências educacionais para os participantes, houve a vivência do Cooperativismo em sua essência. Para nós, é mais do que satisfatório compartilhar nossas práticas e impactar a vida das pessoas de maneira tão rica”, diz.


Educação à Distância (EAD)

O conselheiro fiscal do Sicoob Credivertentes, Luís Cláudio dos Reis, atuou no processo de mobilização nas cidades envolvidas (todas do Campo das Vertentes mineiro). Segundo ele, o trabalho de abordagem e articulação com secretarias de Educação, por exemplo, aconteceu nos meses de maio e junho. Nesse período, foram sugeridos aprendizes para a formação e houve conversas com manifestação ou não de interesse.

Já de 12 a 15 de julho ocorreram as aulas em si, totalmente online, focando em Gestão Digital, Paradigmas Educacionais, Comunicação e Desenvolvimento Intrapessoal. Os encontros virtuais contaram com materiais complementares e envolveram, ainda, atividades práticas. “O mais interessante”, explica Reis, “é que junto com o aprimoramento profissional houve cuidado emocional, motivação. E tudo isso chegará aos estudantes. Isto é, a nossas crianças e nossos jovens”.


Multiplicação

Os 13 participantes do Programa de Capacitação Digital SaromTech são das cidades de São João del-Rei, Barbacena, Itutinga, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis, São Tiago, Resende Costa, Senhora dos Remédios, Dores de Campos, Ibertioga e Piedade do Rio Grande.

Em agosto, eles assumem outro papel: o de multiplicadores, coordenando novas turmas com até dez educadores. A professora Flávia Magalhães será uma das pessoas com essa missão. Para ela, a capacitação na parceria entre Sicoob Credivertentes e Sicoob Saromcredi foi transformadora. Por isso mesmo, já existe a ansiedade para levar tudo o que aprendeu a outros profissionais. “Quando somos apresentados a mecanismos novos, um leque se abre para nossa criatividade. Quando esbarramos com sistemas que já conhecemos e usamos, fica evidente que estamos no caminho certo. Isso, sem dúvida fortalece todos nós”, encerra.