null Sicoob Credip destina recurso para implantação de videomonitoramento em Alta Floresta

27/08/2020 12:28

Projeto visa dar mais segurança à população e prevê inicialmente a instalação de oito câmeras em pontos estratégicos do município. Cooperativa doou parte do valor para a compra dos equipamentos.

Localizado no Vale do Guaporé em Rondônia, o município de Alta Floresta D’Oeste recebe inúmeros turistas atraídos pelas belezas naturais da região, como a pesca esportiva e o camping. Para dar mais segurança à população e aos visitantes da localidade, um projeto de videomonitoramento deverá ser implantado na cidade. A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial do município (ACIAF) juntamente com o Conselho Municipal de Segurança Pública e a Polícia Militar. O projeto prevê inicialmente a instalação de oito câmeras em pontos estratégicos da cidade, onde há maiores índices de criminalidade. A Sicoob Credip é parceira do projeto e para ajudar a torná-lo realidade, doou R$ 50 mil para a compra dos equipamentos.

De acordo com o presidente da ACIAF, Marcelo Rover, a sociedade de um modo geral está unida para a implantação do videomonitoramento. A sala onde irá funcionar a central de monitoramento já foi construída anexa ao Quartel da Polícia Militar.

“O projeto de implantação do videomonitoramento está bem avançado. Já firmamos compromisso com o prefeito e com os vereados quanto a legislação para dar manutenção ao projeto depois que ele estiver em funcionamento. Agora estamos na etapa de angariar recursos junto ao comércio e órgãos públicos. Acredito que este ano conseguiremos concluir a primeira etapa e instalar as câmeras”, espera Marcelo.

Segundo o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar em Alta Floresta do Oeste, Marcelo Lourenço Ferreira, nas cidades onde o videomonitoramento foi instalado houve redução da criminalidade.

“O sistema de videomonitoramento que deverá ser implantado em Alta Floresta tem como modelo o mesmo que funciona em Cacoal, o mais moderno do estado. É muito importante conseguirmos a implantação desse projeto, principalmente no momento em que as maiores cidades têm colocado essa tecnologia a serviço da segurança pública. Estamos buscando nos antecipar a criminalidade”, disse Lourenço.

A Sicoob Credip dispõe de uma política, desenvolvida há alguns anos, de melhoria da segurança pública, tendo apoiado outras implantações de videomonitoramento nos municípios de Cacoal e Rolim de Moura, e a construção do posto da Polícia Rodoviária Federal em São Miguel do Guaporé.

“Essa ação da Cooperativa contribui para uma melhoria da segurança pública. Estatisticamente tem uma série de estudos que mostram que o videomonitoramento contribui para a redução dos índices da criminalidade e também ajuda o agente de segurança pública na resolução de alguns problemas, como acidentes de trânsito e furtos, uma vez que a disposição de imagens agiliza a apuração de alguns crimes. Dessa forma, estamos contribuímos com a comunidade na questão da segurança, que é de interesse coletivo e complementa as iniciativas do estado”, acredita o presidente do Conselho de Administração da Sicoob Credip, Oberdan Pandolfi Ermita.

Para o presidente do Conselho de Administração, o apoio da Cooperativa reforça e demonstra a importância do cooperativismo e sua ação local, uma vez que os grandes bancos se concentram em temáticas mais amplas. Já o cooperativismo de crédito é uma iniciativa regional e, portanto, mais sensível a questões locais.

A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil com 38 pontos de atendimento presentes em Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.