null Central SC/RS é a primeira do Sicoob a alcançar classificação S3 do Banco Central

15/07/2021 17:09

Elisete: para chegar nesse êxito foi elaborado um plano de adequação e aprimorado o monitoramento de risco de mercado

O Sicoob Central SC/RS subiu uma classificação na segmentação do conjunto das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (Bacen), para fins de aplicação proporcional da regulação prudencial, conforme prevê a Resolução 4.553, de 30 de janeiro de 2017. A Central SC/RS é a primeira do Sicoob a alcançar a classificação S3 do Bacen.

“Os critérios para enquadrar as instituições financeiras estão diretamente relacionados ao volume dos ativos administrados em relação ao PIB, o que significa que estamos com crescimento firme e seguro”, disse o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva.

Todas as 38 cooperativas filiadas ao Sicoob Central SC/RS terminaram o ano-base de 2020 com um total de ativos de R$ 23,5 bilhões. Somente a Central SC/RS alcançou em maio deste ano R$ 8,7 bilhões em ativos totais.

“Para chegar nesse êxito, elaboramos um plano de adequação que teve sua primeira versão em agosto de 2020”, informou a diretora Administrativa, Elisete Cavalieri. “O plano foi validado e complementado pelo Centro Cooperativo Sicoob, em especial pela Estrutura Centralizada de Riscos, e também pelo órgão fiscalizador, o Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias do Banco Central”, acrescentou. 

Para atender essa nova estrutura de governança, a Central instituiu o Comitê de Riscos, que conta com a participação de conselheiros de Administração, diretores executivos e gestores da Central como integrantes. “Nosso monitoramento de risco de mercado também foi aprimorado, o que demandou a atualização da Declaração de Apetite por Riscos (RAS) da Central”, completou Elisete. 

Para alcançar o patamar atual de classificação da Central SC/RS, foram realizadas adequações na estrutura de comunicação formal, no Programa de Teste e Estresse, inclusão do indicador IRRBB (Interest Rate Risk of Banking Book – ou risco da variação das taxas de juros da carteira bancária), elaboração do Plano de Contingência de Capital, processo de Risco Operacional, implantação do Comitê de Risco, Relatório de Pilar 3, Demonstrativo de Limites Operacionais (DLO) e Controle de Reclassificação de Ativos sob Gestão.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa. Foto: José Somensi.