null Sicoob Integração realiza primeira assembleia virtual e reúne cerca de 600 cooperados

06/08/2020 12:04


Cerca de 600 cooperados participaram virtualmente da Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária do Sicoob Integração, filiada ao Sicoob Central Rondon, no dia 29 de julho. Entre as pautas discutidas esteve a reforma ampla e geral do Estatuto Social da cooperativa, com a aprovação da criação de núcleos e eleição de delegados representantes de cooperados, além da alternância de gestões na Diretoria. Durante a Assembleia, também foi aprovada a prestação de contas do exercício de 2019 e a proposta de destinação de sobras.


A Assembleia foi realizada por meio do aplicativo MOOB, que entre cooperados do Sicoob Integração vem sendo baixado com bastante adesão. O Diretor Executivo, Milton Jurandi dos Santos, destaca que a organização do encontro virtual teve início ainda em março como reflexo das medidas de isolamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus.


“Foi um longo caminho de planejamento, que envolveu toda a administração do Sicoob Integração, nossa Central, Bancoob, Sicoob Confederação e obviamente nossos cooperados, parte mais importante do projeto, que entenderam o momento e aceitaram a ideia de ter a tecnologia a favor do nosso negócio, fato que nos assegurou a maior participação de cooperados em uma Assembleia geral do Sicoob Integração de todos os tempos”, conta.


Tendo como objetivo potencializar a representatividade de cooperados, o Sicoob Integração propôs mudanças em seu Estatuto Social, com a criação de núcleos. A ideia é que cada agência tenha um delegado, que irá participar das próximas assembleias e outras atividades deliberativas da cooperativa, exercendo a função de representante dos demais cooperados. A expectativa é de que a eleição dos delegados seja realizada ainda em 2020, após validação do Banco Central. 


“É uma mudança de governança que já queríamos implantar desde o ano passado. Acreditamos que isto deve aproximar ainda mais os cooperados e contribuir com a representatividade deles em decisões da cooperativa. Nossa estimativa é de termos, de 20 a 30 delegados, conforme a quantidade de cooperados por núcleo”, acrescenta Milton.


Durante a AGO, os cooperados foram apresentados aos resultados de 2019 do Sicoob Integração. A cooperativa encerrou o ano com crescimento de 75% no patrimônio líquido e 28% em recursos totais, além de uma alta de 85% no valor das sobras líquidas. As contas foram aprovadas pelos cooperados, que validaram também a proposta de destinação das sobras. 


“Outro destaque do nosso desempenho foi a destinação de mais de R$ 1,3 milhão de remuneração de capital, o que contribui com a solidez da instituição e os cooperados elogiaram muito. Além disso, nossa participação em ações sociais foi um braço forte do Sicoob Integração”, pontua o Diretor Executivo. 


Ainda como pauta da Assembleia, foi realizada a eleição do Conselho Fiscal da cooperativa. Como efetivos foram eleitos: Benedito Ferreira Paes Sobrinho  Moreira, Genivaldo Santana da Costa e Jadir Brum Brasil, juntamente com os suplentes Cleudes Mario Teixeira Faro, Raissa Paiva da Silva Campos e Willian Satoshi Matsumura.


Em relação a membros da Diretoria, outra pauta discutida na AGE, foi a limitação de duas gestões para presidente e vice-presidente da cooperativa, não sendo mais permitida a eleição de representantes que já ocuparam estes cargos.  


“Estamos todos aprendendo com esse novo formato de interagir e levar informações que o destino nos obrigou, certamente esse processo pode ser aperfeiçoado e chegar ao nível de excelência que sempre foi o norte de qualidade no Sicoob Integração”, finaliza Milton.