null Dia C: dia de cooperar, dia de mudar a vida das pessoas

24/06/2021 15:03

Atitudes simples movem o mundo. Esta frase é o mote, há mais de 10 anos, do Dia de Cooperar, o Dia C, organizado pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), entidade que representa e trabalha pelas cooperativas de diferentes setores de todo o Brasil. Um movimento nacional de estímulo a iniciativas voluntárias e transformadoras que transcorrem ao longo de todo o ano.

O Dia C nasceu no ano de 2009, em Minas Gerais, idealizado pelo Sistema Ocemg/Sescoop. A ideia foi desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores cooperativistas. Rapidamente ganhou a simpatia das cooperativas mineiras, que passaram a apoiar e implementar anualmente suas ações. Com o passar dos anos, o Dia C se tornou nacional e, em 2020, mais de 1.300 municípios se beneficiaram da força do voluntariado cooperativista.

 

Dia C na prática

Mais que uma data comemorativa, o Dia C se traduz ao longo de todo ano na realização de projetos de responsabilidade social, educação, saúde, cultura, entre outros. Porém, sempre no primeiro sábado de julho, cooperados, colaboradores, familiares, parceiros e comunidade se unem para celebrar as ações sociais desenvolvidas pelas cooperativas integrantes do movimento.

Em 2015, o Sistema OCB decidiu vincular as iniciativas do Dia de Cooperar à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Com a mudança dos ODM para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2016, o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que pretendem erradicar a pobreza do mundo.

As milhares de ações voluntárias realizadas a cada ano fazem do Dia C o maior movimento cooperativista de voluntariado do Brasil. Os projetos idealizados por cada cooperativa são agora norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e mostram a face humana e solidária do setor, cuja essência é atuar em prol do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas.  

 

Sicoob no Dia C

Do dia 28 de junho a 4 de julho vai acontecer a Semana do Cooperativismo, promovida pelo Sicoob.

Durante a semana, vão acontecer diversas ações em prol da disseminação do cooperativismo. Palestras, posts didáticos nas redes sociais e seminários.

Todo o conteúdo vai ser divulgado nas redes sociais do Instituto Sicoob. Você pode acompanhar pelo Instagram ou pelo Facebook.