null Cooperativas crescem mais que os bancos e respondem melhor às crises, diz Banco Central

04/06/2021 16:53

Ninguém cresce no mercado financeiro como as Cooperativas de Crédito. A afirmação é do Banco Central (BC), no Relatório de Economia Bancária. Segundo dados do levantamento, o setor soma hoje 11,9 milhões de associados em todo o país, total 9,4% superior ao registrado em 2019. Vale lembrar que, desse total, 5 milhões integram o Sicoob. 

Há mais: nos últimos cinco anos, a carteira de crédito cooperativista praticamente dobrou, saltando de 2,74% 5,1% do Setor Financeiro Nacional (SFN). Em cifras, isso significa crescimento de R$ 95 bilhões em 2016 para R$ 228,7 bilhões em 2020, ano de explosão da Pandemia causada pelo novo Coronavírus. O que isso significa? Que o volume de dinheiro emprestado pelas cooperativas foi multiplicado. 

Nesse cenário, parte do protagonismo ficou para o Agronegócio. Ainda de acordo com o BC, no final do ano passado a principal modalidade de empréstimos nas cooperativas – a Pessoas Físicas – foi o Crédito Rural, representando 36,9% das operações. Dessa forma, o impacto se refletiu no mercado financeiro como um todo, já que dentre todas as instituições, incluindo bancos, as cooperativas responderam por 20,26% de todo o financiamento rural registrado. Em 2016, essa fatia era de 9,5%.

Esse movimento, aponta o estudo do Banco Central, corrobora com o fato de que, historicamente, instituições cooperativistas respondem melhor às crises. O BC lembra que ao longo de 2020 no Brasil, por exemplo, pequenas empresas que procuraram recursos junto ao setor tiveram taxas de sucesso maiores que as registradas no núcleo bancário tradicional. O Sicoob em si, aliás, aumentou em 30% o volume de crédito disponível para empreendedores.