null A hora é de investir: trace um plano de carreira para seu dinheiro

02/06/2021 10:47

A instabilidade na economia do país, agravada pela pandemia do coronavírus, fez muita gente perceber a importância de se fazer investimentos para garantir a segurança financeira em tempos de crise. Um levantamento realizado pelo Google em 2020 com mil pessoas – metade de investidores e a outra metade de não-investidores – identificou interesse de 40% entre aqueles que nunca investiram em aprender mais sobre o assunto.

“Mais do que garantir tranquilidade em tempos difíceis, ao aplicar seu dinheiro você dá um propósito a ele” diz Taís Di Giorno, presidente executiva do Sicoob Cecres. Ela lembra aos futuros investidores que, diferentemente de poupar, “investir é aplicar determinado valor pensando na rentabilidade durante um período de tempo, que pode ser curto, médio ou longo”.

Ao traçar um plano para seu dinheiro, o leque de oportunidades que se abre é variado. É possível se preparar e estabelecer prazos concretos para colocar sonhos em prática, principalmente os que exigem planejamento financeiro eficiente, como comprar um imóvel ou veículo, mobiliar a residência, fazer uma grande viagem ao exterior ou abrir o próprio negócio. E, ao contrário do que muitos pensam, não é necessária grande soma de dinheiro, mas sim buscar o investimento mais adequado a seu perfil.

 

RDC, o investimento que coopera

As opções no mercado são muitas, por isso é importante saber as características de cada uma antes de investir. Uma alternativa diferenciada é o Recibo de Depósito Cooperativo (RDC), aplicação de renda fixa com rentabilidade e liquidez diárias e que conta com a garantia do Fundo Garantidor do Cooperativismo.

Por ser tratar de uma aplicação de renda fixa (com remuneração paga em intervalos e condições pré-estabelecidas), o RDC é mais adequado ao investidor conservador que não deseja correr riscos. Com investimento mínimo de R$ 100, nele é possível escolher o prazo pelo qual o dinheiro ficará aplicado (RDC Curto ou Longo) e também se a remuneração deverá seguir uma taxa pré-fixada (definida no momento da aplicação) ou pós-fixada (atrelada a um indicador como o CDI).

E como dito acima, a liquidez é diária, ou seja, se necessário é possível fazer resgates parciais ou totais antes do prazo de vencimento. Confira mais vantagens de se investir no RDC do Sicoob Cecres:

 

  • As alíquotas do Imposto de Renda são decrescentes, de acordo com o tempo de aplicação.
  • Flexibilidade para escolher o melhor prazo para aplicação.
  • Mais segurança com o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.
  • Incentivar o cooperativismo e promover o desenvolvimento socioeconômico da comunidade enquanto lucra.

 

Entre em contato com a Central de Atendimento Sicoob Cecres para saber mais ou invista já pelo App Sicoob.